Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia5 abril 2024

Mortalidade entre os usuários de anabolizantes esteroides  

Anabolizantes esteroides estão associados a uma série de efeitos adversos, incluindo consequências cardiovasculares e psiquiátricas graves

Os anabolizantes esteroides são sabidamente conhecidos por serem eficientes no crescimento muscular. Entretanto, seu consumo tem se tornado preocupante nos últimos tempos devido ao uso abusivo e os seus efeitos colaterais. 

Baseado nesse tema de grande relevância, a JAMA publicou recentemente um estudo sobre a mortalidade entre os usuários de esteroides anabolizantes. Segue abaixo um resumo do mesmo. 

Mortalidade entre os usuários de anabolizantes esteroides  

Introdução

Os esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) são extremamente eficientes em ganho de massa muscular. Em 2014, foi estimado que 3 a 4 milhões de indivíduos norte-americanos utilizaram EAA ao longo da vida. Infelizmente, tais drogas estão associadas a efeitos adversos perigosos, com elevada morbidade cardiovascular e psiquiátrica, podendo levar à morte. 

Leia também: Uso ilícito de esteroides androgênicos anabólicos: quais são os danos cardíacos?

Metodologia

A investigação visou abranger a mortalidade e a causa da morte em uma grande coorte de usuários de EAA que foram acompanhados ao longo de um certo tempo e comparados com o grupo controle. 

Foram incluídos homens dinamarqueses que receberam uma sanção antidoping por dois anos de exclusão esportiva como parte do programa antidoping de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA). Eles foram acompanhados com visitas esporádicas e exames laboratoriais durante o período de 03 de janeiro de 2006 a 01 de março de 2018 em centros fitness legalizados na Dinamarca. 

Para cada usuário de EAA, foram incluídos 50 homens dinamarqueses para grupo controle de acordo com o Centro de Registro Civil Dinamarquês e combinados por ano de nascimento e data de inclusão. O seguimento prosseguiu até a morte, migração ou a data de 30 de junho de 2023. As mortes foram categorizadas em naturais ou não naturais (acidentes, crimes de violência ou suicídio). 

Resultados

O estudo incluiu 1.189 homens para o grupo de usuários de EAA e 59.450 homens do grupo controle. A idade média dos participantes foi de 27 anos, que foram acompanhados por um período aproximado de 11 anos. 

Durante o seguimento, 33 usuários de EAA faleceram, enquanto ocorreram 578 mortes no grupo controle. No grupo dos usuários de EAA, 17 mortes foram não naturais, primariamente por acidentes e 16 mortes foram de causas naturais, sendo as mais prevalentes: câncer e doenças cardiovasculares. Já no grupo controle, 334 mortes foram naturais, 208 de causas não naturais e 36 de causas desconhecidas. 

Discussão

O estudo encontrou um aumento na mortalidade tanto de causas naturais quanto de causas não naturais nos usuários de EAA quando comparados ao grupo controle, sendo compatível com outros estudos realizados com coortes menores. 

As limitações foram: estudo observacional natural, não podendo ser estabelecida relação de causalidade e ausência de ajustes para potenciais variáveis que podem interferir na saúde dos participantes. 

Saiba mais: Sociedades médicas emitem carta ao CFM sobre uso indevido de hormônios

Na Dinamarca, assim como em outros países, uso de esteroides anabolizantes androgênicos é considerado antiético e fora das normais sociais. Comportamentos possivelmente associados ao uso de EAA (como propensão a assumir riscos ou uso de outras substâncias) pode contribuir para os riscos elevados de mortalidade que foram observados.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo