Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Dermatologia12 julho 2022

Bolhas Flácidas Ou Tensas? Saber Diferenciar Vai Fazer Toda A Diferença

Buloses são doenças dermatológicas bastante frequentes. No geral, essas patologias são divididas em dois grandes grupos: intraepidérmicas ou subepidérmicas. No primeiro grupo estão os pênfigos e, no s…

Por Virgínia Paiva

Buloses são doenças dermatológicas bastante frequentes. No geral, essas patologias são divididas em dois grandes grupos: intraepidérmicas ou subepidérmicas. No primeiro grupo estão os pênfigos e, no segundo, temos doenças como penfigóide bolhoso, dermatite herpetiforme, dermatose por IgA linear e epidermólise bolhosa.Os achados histopatológicos são determinantes para classificarmos essas doenças: clivagem acima da membrana basal nas buloses intraepidérmicas e abaixo dessa membrana nas subepidérmicas. Porém, alguns achados clínicos conseguem nos guiar na direção correta do diagnóstico.

No caso das buloses intraepidérmicas, o teto da bolha fica com menos camadas de queratinócitos, consequentemente mais fino, o que deixa a bolha com aspecto flácido. O líquido da bolha não ocupa toda a extensão da lesão e verificamos ao exame a presença de um nível de líquido. Além disso, nos casos em que a clivagem é ainda mais superficial, como no pênfigo foliáceo, bolhas podem ser difícil de serem vistas e encontramos apenas erosões (perda do teto da bolha) ou crostas (líquido da bolha que secou).

Figura: Erosões e crostas. Fonte: VisualDx

Figura: Bolhas flácidas com nível de líquido. Fonte: VisalDx

Figura: Clivagem intraepidérmica no pênfigo vulgar. Fonte: VisualDx

Já no caso das buloses subepidérmicas temos um teto mais forte, com mais camadas de células e que não se rompe com facilidade. Nesses casos, a bolha se apresenta firme, tensa e repleta de conteúdo, sem nível de líquido.

Figura: Bolhas tensas. Fonte: VisualDx

Figura: Clivagem subepidérmica no penfigóide bolhoso. Fonte: VisualDx

Fonte:Bolognia, J., Schaffer, J. and Cerroni, L., 2018. Dermatology. [Philadelphia]: Elsevier.

anuncio dermatopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Dermatologia