Logotipo Afya
Anúncio
Dermatologia12 agosto 2025

A dermatite atópica está associada a distúrbios metabólicos sistêmicos?  

A dermatite atópica (DA) afeta principalmente crianças com uma prevalência de até aproximadamente 20%, com variação de incidência e gravidade

A dermatite atópica (DA) é uma condição crônica da pele caracterizada por inflamação persistente, xerose e prurido, afetando principalmente crianças com uma prevalência de até aproximadamente 20%. A incidência e gravidade variam de acordo com o sexo, idade, localização geográfica e são conhecidamente influenciadas por fatores genéticos, hormonais e ambientais. 

Clinicamente, apresenta-se de forma heterogênea e as lesões variam de acordo com a idade e gravidade do quadro. Observa-se: liquenificação, prurido, crostas, exsudação e frequentemente a condição está associada à tríade atópica (asma, rinite alérgica e alergia alimentar). Estudos mais recentes sugerem sua associação com distúrbios metabólicos, como obesidade, dislipidemia, hipertensão e hiperglicemia. 

A síndrome metabólica (SM), caracterizada por obesidade central, hipertensão, dislipidemia e hiperglicemia, pode potencializar o risco de DA por meio do aumento de citocinas inflamatórias. Essa associação ainda é objeto de estudo e são necessárias mais pesquisas para identificar os mecanismos entre essas duas condições. 

O estudo 

Este artigo de revisão, portanto, ofereceu um resumo das evidências recentes sobre a associação entre DA e SM e entre DA e componentes individuais da SM. Foi conduzida de acordo com as diretrizes atualizadas de 2020 do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), através de uma pesquisa na literatura médica do PubMed (1992–presente), Google Scholar e Embase, realizada no outono e inverno de 2024. 

A DA, principalmente as formas graves ou de início na idade adulta, pode estar associada a maior risco de desenvolvimento de componentes de SM e, além disso, mulheres e pacientes com DA mais severa parecem ser mais susceptíveis a essas comorbidades. Por outro lado, nos casos de DA leve a incidência de diabetes tipo 2 e hipertensão pode ser menor, o que ressalta a heterogeneidade da doença e a sua interação com fatores individuais. 

A obesidade central foi associada a maior gravidade da DA em adultos e crianças, com melhora dos sintomas após perda de peso. Essa relação pode ser explicada por mecanismos inflamatórios mediados por leptina e citocinas pró-inflamatórias, especialmente no perfil Th2, indicando que a doença pode representar um estado inflamatório sistêmico com impacto no risco cardiovascular. 

A associação entre DA e hipertensão também foi observada em pacientes com múltiplas doenças atópicas, o que reforça a necessidade do acompanhamento clínico integral desses pacientes. 

Em relação à dislipidemia e hiperglicemia, os resultados foram variados, com alguns estudos indicando relação direta com a gravidade da DA, e outros não evidenciando correlação.  

A dermatite atópica está associada a distúrbios metabólicos sistêmicos?  

Imagem de freepik

Considerações finais: dermatite atópica e distúrbios metabólicos sistêmicos

O conjunto de evidências encontrado reforçou a importância da abordagem multidisciplinar e integral do paciente com DA e rastreio de fatores de risco metabólicos para redução do risco de comorbidades sistêmicas. Entretanto, mais estudos são necessários para elucidar completamente os mecanismos envolvidos em seu desenvolvimento, possíveis implicações clínicas e benefícios.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Dermatologia