O mercado privado de saúde atual apresenta-se polarizado entre operadoras de saúde e grandes redes hospitalares que detêm a maior parte dos recursos tecnológicos, estrutura física (hospitais, laboratórios, etc.) e carteira de clientes. O serviço público, por sua vez, em grande parte carece de infraestrutura adequada e concursos atrativos para os profissionais de saúde.
O paciente que transita em uma rede privada, marca o especialista com data disponível mais próxima, faz os exames e interna na própria rede, pois a qualidade de todo processo está atrelada à rede e muitos deles acabam incorporando essa ideia. Dessa forma, os profissionais têm seu valor individual reduzido e “disputam clientes” com muitos outros da mesma especialidade, apresentando dificuldade de criar vínculo e estabelecer sua carteira de pacientes.
Diferencial
A ideia de um consultório multidisciplinar, contendo especialidades que apresentem interface, tem grande potencial para criar uma identidade de trabalho e atingir a liberdade financeira. Igualmente, esse formato de clínica proporciona um atendimento completo ao paciente, garantindo maior cuidado nos detalhes de sua jornada de saúde.
O propósito da clínica é focar em prevenção, bem como tratar com eficiência e ética aqueles que precisam, evitando pedir exames desnecessários e tendo consultas em torno de 50 minutos, a fim de atender bem o paciente. Além disso, importante a existência de um prontuário eletrônico integrado, em que o profissional tem domínio da agenda de marcação, além de contar com um time capacitado, com qualidade e valores iguais.
Esse conjunto de fatores proporcionará aos pacientes uma experiência muito positiva, desenvolvendo confiança em suas condutas e indicações. Um consultório com um time composto de clínico geral, ginecologista, urologista, psicólogo e fisioterapeuta, por exemplo, permite uma complementação de tarefas e circulação de pacientes intensa entre todos os profissionais. É possível atender homens, mulheres, casais, crianças com patologias tanto clínicas quanto cirúrgicas.
Leia mais: Como financiar seu consultório médico? Veja dicas e opções
Desafios
Existe um custo considerável para tanto, não sendo uma tarefa simples, bem como depende do comprometimento individual e em grupo para alavancar o empreendimento.
Conversar com profissionais mais experientes e que já vivenciam essa experiencia de trabalho, buscar uma consultoria financeira de investimentos, consultoria de marketing digital são algumas dicas para começar a tirar esse sonho do papel.
Como construir a rede de contato
É importante e interessante que desde a faculdade, estágios da graduação, ligas estudantis, cursos, residência médica, você tenha uma observação aguçada do comportamento dos colegas e profissionais ao redor, a fim de que possa moldar o seu estilo de trabalho e iniciar vínculos com colegas que nutram os mesmos ideais.
Conclusão
As possibilidades de trabalho para os profissionais de saúde são múltiplas e não há um melhor formato, mas cada um deve perseguir um formato que se adeque melhor aos seus objetivos de carreira e de qualidade de vida.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.