Logotipo Afya
Anúncio
Carreira8 abril 2024

Quando abrir um consultório médico?

Muitos médicos se questionam sobre qual é momento ideal para iniciar o consultório particular, mas não há uma hora certa para isso.
Por Raissa Moraes

A situação de trabalho do profissional médico é um reflexo da economia do país, que atravessa um período de crise há algumas décadas. De acordo com o estudo feito pelo Research Center, centro de pesquisa da Afya, em 2022, a renda líquida de um médico no Brasil apresenta diferenças, de acordo com o grau de formação, carga horária trabalhada, entre outros fatores. Os médicos respondentes declararam considerar justo receber entre 11% e 50% a mais do que já recebem hoje por mês, sendo um aumento médio de 41,32% no salário atual. 

Uma possibilidade para buscar maior valorização na carreira, é a abertura do próprio consultório, sendo uma oportunidade para instituir um trabalho de qualidade, humanizado, individualizado, que deixe sua marca pessoal em todos os processos da vivência dos pacientes. 

Leia mais: Criar um perfil no WhatsApp Business ajuda a gerenciar a agenda do médico?

médica no telefone em seu consultório

Quais os investimentos para abrir o consultório? 

Muitos médicos se questionam sobre qual seria o momento ideal para iniciar o consultório médico. Isso porque é necessário um alto investimento, como IPTU, aluguel, condomínio, secretária, divulgação do trabalho, entre outros e, no início de carreia, o dinheiro pode estar contado.  

Além do mais, o retorno não costuma ser rápido. Mesmo que você seja um excelente profissional, a faculdade de medicina, residência médica e pós-graduação não preparam o médico para a gestão administrativa que um consultório demanda. Assim, por questões financeiras e insegurança, muitos tendem a ir postergando essa decisão.  

 Leia também: Devo fazer parte de Associações e Comitês de Medicina para sucesso na carreira?

Benefícios do consultório particular 

Entretanto, vale a pena pensar que ter o seu próprio espaço de trabalho permite que você decida o rumo que a sua empresa irá tomar, de acordo com seus valores profissionais, éticos e pessoais. Adicionalmente, você que escolherá quem estará no dia a dia de sua rotina, o que não é possível quando se presta serviço para terceiros. Isso permite dar o real valor ao trabalho médico e visibilidade individual, diferentemente da precificação exercida pelo mercado empregador público ou privado.   

Outro ponto que se deve levar em consideração é que o consultório permite uma relação mais próxima com os pacientes, permitindo maior fidelização, além de um tempo de consulta adequado e de qualidade, pois consegue estabelecer o seu valor de consulta e o tempo de agendamento para cada um. 

Resumindo, não existe uma resposta ideal sobre o momento adequado para iniciar a vida em seu próprio consultório, mas o médico deve ter essa possibilidade em mente e estudar sobre administração e gestão, a fim de que se sinta mais seguro.  

Há diversas opções financeiramente mais viáveis em que se pode começar a buscar essa independência do consultório, como clínicas, sublocação, divisão de um consultório com médicos conhecidos. Boa sorte! 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo