Logotipo Afya
Anúncio
Clínica Médica5 setembro 2025

Saúde do sono multidimensional: definições e implicações cardiometabólicas

Estudo mostra como dimensões do sono afetam a saúde cardiometabólica e cardiovascular. Veja evidências e impactos clínicos.
Por Letícia Japiassú

A má saúde do sono está associada a doenças cardiometabólicas e fatores de risco relacionados, incluindo doenças cardíacas, AVC, pressão arterial e níveis lipídicos elevados, inflamação, intolerância à glicose, obesidade, inatividade física, má alimentação, uso de substâncias não saudáveis, saúde mental precária e aumento da mortalidade por todas as causas e cardiovascular, e está associada a determinantes sociais da saúde cardiovascular e às disparidades de saúde.  

Portanto, a duração do sono foi reconhecida pela American Heart Association como um dos oito essenciais da vida. Embora a duração crônica do sono seja a única métrica utilizada nos oito essenciais da vida, a saúde do sono representa um construto multidimensional.  

Veja também: Como os efeitos da privação de sono afetam os profissionais de saúde

Metodologia 

Esta declaração científica descreve o conceito de saúde do sono multidimensional (duração, continuidade, tempo, regularidade, funcionamento diurno relacionado ao sono, arquitetura e ausência de distúrbios do sono) aplicado à saúde cardiometabólica. 

Resultados encontrados e discussão 

Pesquisas realizadas nas últimas décadas levaram ao reconhecimento da duração do sono como um importante contribuinte para a saúde cardiometabólica. Agora reconhecemos o sono como um fator multidimensional de saúde e observamos várias métricas além da duração do sono que contribuem para a saúde.  

A variabilidade nos achados de associações entre essas métricas de sono e a saúde cardiometabólica, devido à heterogeneidade entre os estudos (por exemplo, tipo de medições, definições de métricas de sono ou pontos de corte), dificulta o progresso neste campo.  

As pesquisas até o momento contribuíram para a compreensão de que a má saúde do sono (por exemplo, curta duração do sono, horários de sono irregulares, comportamentos de sono desaconselháveis) contribui para desfechos cardiovasculares adversos. 

Conclusão 

Dados adicionais são necessários para entender melhor como essas várias dimensões do sono devem ser avaliadas e como as intervenções voltadas à saúde do sono em ambientes clínicos e comunitários podem ser aproveitadas para melhorar a saúde. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Neurologia