Logotipo Afya
Anúncio
Clínica Médica22 novembro 2021

Reação de Jarisch-Herxheimer (RJH)

Você sabe o que é a Reação de Jarisch-Herxheimer (RJH)? Veja no artigo a seguir algumas informações a respeito.

A Reação de Jarisch-Herxheimer (RJH) é uma reação febril aguda, de caráter autolimitado, que ocorre geralmente nas primeiras 24 horas após o tratamento de uma infecção por espiroquetas, sendo mais comum após o tratamento da Sífilis com penicilinas. Pode afetar entre 10-35% dos pacientes, sendo mais comum em pacientes com infecção pelo HIV.

A ocorrência de febre pode ser acompanhada por outros sintomas sistêmicos: cefaleia, mialgias, calafrios, sudorese, hipotensão e agravamento do exantema (quando presente no início do quadro) com prurido associado. Manifestações incomuns incluem meningite, dispneia, lesão renal aguda, insuficiência hepática, alterações do nível de consciência, acidente vascular cerebral e convulsões. Na gestação pode ser fator precipitante para trabalho de parto prematuro por induzir contrações uterinas ou ainda redução da atividade fetal, porém o risco de não tratamento da Sífilis pode gerar complicações como abortamento ou morte fetal.

Embora não esteja definitivamente elucidado, o mecanismo pelo qual a RJH ocorre envolve a fagocitose acelerada das espiroquetas por polimorfonucleares e a liberação de grandes quantidades de lipopolissacarídeos, citocinas (prostaglandinas, fator de necrose tumoral alfa, interleucina-6 e  interleucina-8) e complexos imunes resultantes desse processo.

Não há dados que comprovem a eficácia na prevenção da reação. Cabe ao médico informar a possibilidade ao seu paciente e solicitar ida ao serviço de emergência mais próximo em caso de sintomas graves, já que o principal diagnóstico diferencial desta reação é um quadro alérgico à penicilina. A reação alérgica às penicilinas geralmente se apresenta como urticária, associada à prurido intenso. No caso da RJH, os sintomas se iniciam dentro de uma a duas horas após o início do tratamento (com pico em oito horas) e desaparecem entre 12 e 24 horas (há relatos de duração máxima de 48 horas), com boa resposta ao uso de sintomáticos, como antiinflamatórios não esteroidais ou antipiréticos.

O uso de pré-medicação com corticosteroides ou anticorpos antifator de necrose tumoral alfa parece prevenir a reação, mas os dados são limitados, fazendo com que não seja indicada. Não há eficácia no uso de pentoxifilina para prevenção da reação.

O risco de ocorrência da Reação de Jarisch-Herxheimer não é, em nenhuma hipótese, uma contraindicação ao tratamento da Sífilis ou mesmo indicativo da suspensão deste.

Referências bibliográficas:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
  2. Hicks CB, Clement M. Syphilis: Treatment and monitoring [Internet]. Marrazzo J, Mitty J, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc. (Accesso em 13 de novembro de 2021).
  3. Norwitz ER, Hicks CB. Syphilis in pregnancy [Internet]. Lockwood CJ, Marrazzo J, Barss VA, Mitty J, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc. (Accesso em 13 de novembro de 2021).
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo