Logotipo Afya
Anúncio
Clínica MédicaJAN 2023

Como solicitar exames de ultrassonografia de forma correta?

A ultrassonografia é um dos exames mais comuns, assim, é importante saber a normatização dos exames de ultrassonografia de acordo com o CBR.

Por Elazir Mota

A ultrassonografia é um dos exames mais solicitados, por isso, é importante saber a normatização dos exames de ultrassonografia de acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).

Atualmente, a ultrassonografia representa um dos exames mais solicitados no meio médico. Ao solicitar este exame, sabemos que, como sendo algo complementar, deve-se suceder toda uma história clínica do paciente para que possamos solicitar de forma adequada. A relação entre o médico solicitante e o médico executor deve ser de boa troca e interação para o bem do paciente.

Leia também: Inteligência artificial para avaliação ultrassonográfica da idade gestacional

Alguns aspectos merecem especial consideração:

  • A multiplicidade de designações possíveis para se referir a algumas regiões passíveis de estudo ultrassonográfico;
  • A extensão de doenças por diferentes órgãos ou estruturas próximas, porém, nem sempre exatamente dentro do campo de estudo solicitado;
  • A eventual solicitação equivocada no pedido médico com relação à estrutura do que realmente desejaria ver avaliada ou a dissociação da estrutura solicitada e a indicação médica informada;
  • A necessidade da adequação da terminologia utilizada na solicitação do médico assistente aos códigos disponíveis na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) ou a outras tabelas de referência.

As situações supracitadas são exemplos que demonstram a importância da padronização da denominação do estudo ultrassonográfico por região e a real abrangência de cada exame segundo essa denominação. Isso torna mais eficiente a comunicação e integração do médico assistente com o médico radiologista, bem como mais clara a interação do serviço de imagem com o paciente e com os planos de saúde.

ultrassom point of care

Trazemos então algumas dicas para a normatização dos exames de ultrassonografia de acordo com o CBR:

Ultrassonografia de abdome superior

Inclui a avaliação do fígado, vias biliares, vesícula biliar, baço e pâncreas.

Não inclui a avaliação de rins, aorta abdominal, veia cava inferior e demais estruturas retroperitoneais.

O estudo com Doppler não está incluído neste tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando for necessária sua realização (há inclusive códigos específicos para alguns órgãos e estruturas).

A avaliação das estruturas da parede abdominal não está incluída nesse tipo de exame. Deve-se especificar também quando for necessária a avaliação e/ou pesquisa de hérnias de parede abdominal, por exemplo.

Ultrassonografia de abdome total

Inclui a avaliação do fígado, vias biliares, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins e bexiga.

O estudo em modo B (sem Doppler) da aorta abdominal e a veia cava inferior e demais estruturas retroperitoneais também está incluído neste tipo de exame. Quando necessária, a avaliação com Doppler deverá ser solicitada especificamente e cobrada adicionalmente ao exame de base (há códigos específicos).

Alças intestinais, apêndice cecal, adrenais e outras estruturas abdominais devem ser citadas se detectada patologia demonstrável pelo método durante a realização do exame.

A avaliação dos órgãos pélvicos (útero, ovários e anexos, próstata e vesículas seminais) não está incluída nessa avaliação. Isto porque o preparo de exame é totalmente diferente. Na avaliação da pelve feminina ou próstata por via suprapúbica, necessitamos que a bexiga do paciente esteja cheia, ou seja, próximo da sua capacidade vesical.

A realização de avaliação pós-miccional da bexiga não é realizada rotineiramente, podendo ser incluída a critério do médico executante ou quanto explicitamente solicitada no pedido médico.

A avaliação das estruturas da parede abdominal não está incluída nesse tipo de exame.

Ultrassonografia de rins e vias urinárias

Inclui a avaliação dos rins e bexiga.

Os ureteres são citados apenas se detectada alguma patologia demonstrável pelo método, não sendo necessariamente incluídas no relatório do exame na ausência de achados ou quando estes órgãos não forem detectados no exame ecográfico.

A realização de avaliação pós-miccional da bexiga pode ser incluída à critério do médico executante, em respeito à indicação clínica ou, ainda, quando explicitamente solicitada no pedido médico.

A avaliação dos órgãos pélvicos (útero, ovários e anexos, próstata e vesículas seminais) não está incluída nesta avaliação.

O estudo com Doppler não está incluído neste tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico e cobrada adicionalmente ao exame de base quando sua realização for necessária.

Saiba mais: Uso do ultrassom transperineal intraparto para prever complicações ou falhas

Ultrassonografia da parede abdominal

Inclui a avaliação da integridade dos grupos musculares da parede abdominal, bem como a pesquisa de hérnias e lesões subcutâneas na parede abdominal anterior (inclusive na região umbilical).

Frequentemente, o estudo é direcionado para a região da queixa do paciente ou para a região indicada no pedido médico. Por isso, é essencial que o médico assistente escreva adequadamente a indicação clínica e quando possível, sua suspeita diagnóstica.

A avaliação das regiões inguinais (inclusive pesquisa de hérnias, massas, coleções ou linfonodomegalias nessas regiões) não está incluída nesse tipo de exame, devendo ser solicitada separadamente quando necessária (unilateral ou bilateral).

Não inclui a avaliação dos órgãos intra-abdominais e da pelve, cujo estudo deverá ser solicitado separadamente, quando for necessário ao médico-assistente.

Ultrassonografia da região inguinal

Inclui a pesquisa de hérnias, massas, coleções ou linfonodomegalias em regiões inguinais.

Pode ser uma avaliação unilateral ou bilateral, a depender da solicitação médica, que deve especificar a indicação do estudo e a lateralidade da investigação desejada. Em geral, nós radiologistas, acabamos realizando o estudo bilateral.

Ultrassonografia da próstata (via suprapúbica) ou da pelve masculina (abdome inferior) 

Inclui avaliação transabdominal da bexiga, próstata (volume e estimativa de peso), vesículas seminais e aferição de resíduo vesical pós-miccional.

Ultrassonografia da próstata (via transretal) 

Não inclui a avaliação transabdominal da bexiga, nem a aferição de resíduo vesical pós-miccional.

Ultrassonografia da Pelve Feminina (via suprapúbica) 

Inclui avaliação transabdominal da bexiga, útero, ovários e regiões anexiais.

A realização de avaliação pós-miccional da bexiga não é rotineiramente executada, porém pode ser incluída a critério do médico executante, em respeito à indicação clínica ou, ainda, quanto explicitamente solicitada no pedido médico.

Ultrassonografia transvaginal 

Inclui avaliação endovaginal do útero, ovários e regiões anexiais.

A vagina é citada apenas se detectada alguma patologia demonstrável pelo método, não sendo necessariamente incluída no relatório do exame na ausência de alterações.

A realização de avaliação transabdominal complementar ao estudo endocavitário não é rotineiramente executada.

O estudo com Doppler não está incluído nesse tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando sua realização for necessária.

Ultrassonografia da tireoide 

Inclui avaliação da tireoide (volume, avaliação da sua ecotextura, pesquisa e caracterização de nódulos ou outras lesões focais). Não inclui a avaliação de linfonodos cervicais.

O Doppler da tireoide não está incluído neste tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando sua realização for necessária. No caso de presença de lesões focais, em geral nós radiologistas, fazemos a avaliação da lesão com Doppler colorido, mesmo quando não solicitado.

O Doppler da tireoide não inclui a avaliação de vasos cervicais (carótidas e jugulares) que tem código próprio e cuja avaliação deve ser solicitada especificamente no pedido médico quando for necessária.

Ultrassonografia da região cervical

Inclui avaliação dos linfonodos cervicais em todos os seus compartimentos (centrais e laterais), bem como do leito tireoidiano (exclusivamente nos casos de tireoidectomia total prévia), das paratireoides e dos principais grupos musculares cervicais.

Glândulas paratireoides, submandibulares e grupos musculares são especificados no relatório médico na maioria dos casos, apesar de não ser uma obrigatoriedade. Por isso, é interessante sempre que o médico assistente inclua uma adequada indicação clínica.

O estudo com Doppler não está incluído nesse tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando sua realização for necessária.

O exame da região cervical com Doppler não inclui a avaliação de vasos cervicais (carótidas e jugulares) que têm código próprio e cuja avaliação deve ser solicitada especificamente no pedido médico quando for necessária à sua realização.

Ultrassonografia das glândulas salivares 

Inclui avaliação das glândulas submandibulares, parótidas e sublinguais bilateralmente.

O estudo com Doppler não está incluído neste tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando sua realização for necessária. Não inclui a avaliação da tireoide e região cervical.

Ultrassonografia de crânio (transfontanela) 

O estudo com Doppler não está incluído nesse tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando sua realização for necessária.

Cabe salientar que é necessário que a fontanela anterior do bebê precisa estar aberta, com pelo menos duas polpas digitais palpáveis. Caso contrário, não é possível a realização do exame.

Ultrassonografia de mamas  

Inclui avaliação das glândulas mamárias (avaliação da sua ecotextura, pesquisa e caracterização de nódulos ou outras lesões focais).

Não inclui o estudo das regiões axilares, que deve ser solicitado especificamente no pedido médico (incluindo lateralidade). O estudo com Doppler não está incluído nesse tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando sua realização for necessária.

Ultrassonografia da axila 

Avaliação das partes moles da axila direita ou esquerda conforme o pedido médico, incluindo a pesquisa de linfonodos atípicos nos níveis I, II e III.

O estudo com Doppler não está incluído nesse tipo de exame, devendo ser solicitado especificamente no pedido médico quando sua realização for necessária.

Esse artigo tentou atualizar e tirar dúvidas sobre como solicitar e o que esperar de um exame ultrassonográfico das mais variadas regiões e assim melhorar a acurácia diagnóstica e diminuir a perda de tempo na realização de exames incoerentes com a clínica do paciente.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo