Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A trombose venosa profunda (TVP) caracteriza-se pela presença de trombos na circulação venosa profunda, acometendo principalmente membros inferiores e pelve. Quando identificada a presença da doença aguda, o tratamento deve ser iniciado imediatamente com uso de anticoagulantes.
Uma pesquisa randômica realizada na Holanda entre 2011 e 2017, e publicada em setembro de 2018 na revista American Society of Hematology, constatou que a terapia compressiva aplicada imediatamente após o diagnóstico de TVP reduziu em 20% a obstrução venosa residual e auxiliou na consequente prevenção da síndrome pós-trombótica.
O levantamento acompanhou 592 pacientes, com idade média de 57 anos, diagnosticados com TVP e os dividiu aleatoriamente entre dois grupos, o primeiro foi tratado com bandagem de compressão multicamadas ou com terapia compressiva com meias de pressão (35 mmHg) imediatamente após o diagnóstico (24 horas), o segundo grupo não recebeu o tratamento. Todos os participantes foram medicados com anticoagulantes por um período médio de 258 dias.
Leia mais: Trombose Venosa Profunda: como diagnosticar?
A presença de obstrução venosa residual foi verificada por meio de ultrassonografia, incidentes de síndrome pós-trombótica foram observados após seis a 24 meses, escore Villalta >5. A porcentagem de pacientes que receberam terapia compressiva 24 horas após o diagnóstico de trombose venosa profunda foi significantemente baixa em relação aos indivíduos que não receberam. (46,3% vs. 66,7%; Odds Ratio 0,46 IC 95% [0,27-0,80]; p=0.005). Os pacientes cujos exames não identificaram a obstrução venosa residual tiveram menos chance de desenvolver a síndrome pós-trombótica (46,0% vs. 54,0%; OR 0,65 IC 95% [0,46-0,92]; p=0.013).
Os pesquisadores concluíram que a terapia de compressão aliada à anticoagulação diminui a chance de complicações da TVP. Eles recomendam que todos os pacientes diagnosticados com a doença iniciem o tratamento imediatamente.
*Obs: Não foram verificadas diferenças significativas entre a compressão por meia elástica e a bandagem de compressão multicamadas.
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- Amin E, et al "Residual vein occlusion in relation to immediate compression and post thrombotic syndrome in deep vein thrombosis." Blood 2018. DOI: 10.1182/blood-2018-03-836783
- https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01429714
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.