Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia21 julho 2023

Qual o maior risco do atraso no tratamento cirúrgico de fraturas do rádio distal?

Pacientes com fraturas intra-articulares cirúrgicas do rádio distal devem idealmente ser fixadas dentro de sete a dez dias após a lesão.

As fraturas do rádio distal são bastante prevalentes, havendo diversas formas de tratamento para essas lesões, como imobilização gessada, pinagem percutânea e redução aberta e fixação interna. Alguns fatores para se chegar aos melhores resultados são bem conhecidos enquanto outros ainda permanecem controversos. O tempo entre a lesão e o tratamento cirúrgico é um desses fatores pouco estudados.  

Foi publicado recentemente na revista Hand um estudo com o objetivo de determinar se existe associação entre tempo mais longo para a cirurgia e complicações pós-operatórias no tratamento de lesões intra-articulares das fraturas do rádio distal. 

Leia mais: Artrodese de quatro cantos: resultados são semelhantes às de dois ou três?

radio-distal

Métodos  

Foram analisados entre março de 2007 e agosto de 2017 prontuários de 284 pacientes em 2 hospitais norte-americanos totalizando 299 fraturas intra-articulares fechadas do rádio distal tratadas com redução aberta e fixação interna. Informações demográficas, tempo até a cirurgia, tempo cirúrgico, tempo de torniquete, complicações e ADM pós-operatório final foram coletados para prever o risco de complicação pós-operatória. 

Resultados  

Do total, 27 (9,0%) pacientes apresentaram complicações pós-operatórias. O tempo para cirurgia médio (Q1-Q3) para todos os pacientes foi de 7 sete dias (mínimo foram 4 e máximo foram 12). Pacientes que experimentaram uma complicação pós-operatória precoce tiveram esse tempo médio para cirurgia significativamente mais longo (10 dias) do que aqueles que não tiveram (7 dias).  

Pacientes com tempo para cirurgia mais longo tiveram maior probabilidade de sofrer uma complicação (odds ratio, 1,11; intervalo de confiança de 95%, 1,04-1,19; P = 0,006). Tempo de torniquete e ADM final do punho não foram relacionados ao tempo até cirurgia. Uma análise de regressão logística descobriu que a taxa de complicação precoce dobra em sete dias após a lesão (de 3,5% para 6,9%).  

Veja também: Há associação entre fraturas de rádio distal e tenossinovite de Quervain?

Conclusão e mensagem prática  

Pacientes com fraturas intra-articulares cirúrgicas do rádio distal devem idealmente ser fixadas dentro de sete a dez dias após a lesão para minimizar o risco de complicações pós-operatórias precoces.  

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo