Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia5 maio 2023

Qual é a necessidade do uso de opioides após cirurgias do membro superior?

Desde a década de 1990, o uso de opioides foi encorajado e teve aumento para controle da dor pós-operatória na população mundial.

Junto ao crescimento do uso de opioides também subiram as taxas de efeitos colaterais e de pacientes adictos à substância. Essa “epidemia” levou a efeitos profundos na perspectiva do paciente, social e da comunidade médica. Atualmente, nos Estados Unidos, a estimativa de custo para a sociedade do tratamento consequente ao abuso do uso de opioides é de mais de 50 bilhões de dólares.

Foi publicado no último mês na revista Hand um estudo com o objetivo de investigar a relação entre risco e benefício do uso de opioides em pós-operatórios de cirurgias do membro superior. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, MEDLINE, Embase e Cochrane até outubro de 2021.

Qual é a necessidade do uso de opioides após cirurgias do membro superior?

Métodos

Os critérios de inclusão foram estudos prospectivos randomizados, caso-controle ou de coorte de pacientes maiores de 18 anos que utilizaram opioides no pós-operatório de cirurgias do membro superior.

O objetivo primário do estudo foi determinar a prescrição consumo de opioides após cirurgia de membros superiores. Os desfechos primários de interesse foram equivalentes de miligramas de morfina (MMEs) de opioides prescritos e MMEs consumidos pelo paciente. Os resultados secundários de interesse incluíram prescrição e consumo de opioides por local da cirurgia, efeitos adversos e escores de dor.

Leia também: ACP 2023: Uso de opioides para alívio da dispneia

Resultados

No total, 21 artigos atenderam aos critérios de inclusão, incluindo 7 ensaios clínicos randomizados e 14 estudos prospectivos de coorte. Isso representou 4.195 pacientes submetidos à cirurgia da extremidade superior. A maioria dos pacientes tomou menos da metade dos opioides prescritos. A porcentagem de opioides consumidos variou de 11% a 77%. Houve risco moderado a grave de viés entre os estudos incluídos.

Os eventos adversos estiveram presentes em 11% a 29% dos pacientes. Isso foi mais comumente na forma de náusea, mas em alguns casos também inclui prurido, constipação, tontura, e falta de energia.

Saiba mais: Hiperalgesia induzida por opioides

Conclusão e mensagem prática

A revisão demonstrou que há prescrição de rotina excessiva de opioides em relação ao consumo após cirurgia de membros superiores. Ensaios randomizados adicionais são necessários, particularmente com relatórios padronizados de consumo de opioides e avaliação dos resultados relatados pelo paciente.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo