Logotipo Afya
Anúncio
CirurgiaFEV 2021

Quais as cirurgias com maior chance de necessidade de hemotransfusões?

Nos últimos anos tem sido dada atenção às hemotransfusões com questões que vão além dos potenciais risco de transmissões de doenças.

Por Felipe Victer

Nos últimos anos uma grande atenção tem sido dada às hemotransfusões que além dos potenciais risco de transmissões de doenças infectocontagiosas também influenciam diversos aspectos do paciente que vão além de uma contaminação cruzada. Desta maneira os níveis para se indicar uma transfusão sanguínea são cada vez mais rígidos, sendo os sintomas sendo mais determinantes que os próprios achados laboratoriais.

Leia também: Cirurgia bariátrica e uso de bebidas alcoólicas

Quais as cirurgias com maior chance de necessidade de hemotransfusões?

Estudos sobre a questão

Alguns trabalhos também identificaram uma associação negativa entre transfusão e resultados oncológicos da cirurgia, isto é, um paciente que recebe sangue no decorrer de uma cirurgia tem pior prognóstico oncológico que aquele que não recebeu.

Associado a questões clínicas, estão as questões de custos envolvidos numa transfusão que agrega tanto a coleta, testagem, armazenamento, até questões relacionadas ao paciente que ao receber a bolsa pode desenvolver algum tipo de evento adverso relacionado a transfusão e com isto requer ainda mais gastos.

Uma carta do pesquisador publicada no British Journal of Surgery, cita estas questões relacionadas a hemotransfusões e ressalta que antes de avaliar todas estas questões é necessário saber onde as bolsas de sangue são utilizadas. Para tanto fez uma análise pontual de um estudo ainda maior do American College of Surgeon, o qual tem como objetivo maior melhorar a qualidade das cirurgias realizadas.

 

RankCirurgia% de tranfusões
1Troca Valvar Cardiaca53,9%
2By-pass Coronariano50,1%
3Reparo de Aneurisma Aorta47,8%
4Cistectomia radical38,0%
5Reparo aberto fratura de femur29,5%
6Nefrectomia Radical Aberta26,6%
7Tumor abdominal/retroperitonial > 10 cm26,5%
8By-pass vascular21,0%
9Esplenectomia20,9%
10Amputação membro inferior17,8%
11Pancreatectomia17,5%
12Ressecção Hepática17,3%
13Ressecção Intestino ou Reto14,3%
14Artrodese de Coluna14,0%
15Embolectomia Arterial13,8%
16Gastrectomia13,6%
17Miomectomia12,3%
18Prostatectomia radical aberta12,3%
19Histerectomia Total Abdominal11,4%
20Reparo endovascular de aneurisma de aorta11,3%
Adatptado de Montroy J e al.

Saiba mais: Além da pandemia: retrospectiva 2020 de cirurgia

Este rank não fez distinção entre o número de bolsas utilizadas, ou seja, expressa a proporção de paciente que recebeu transfusão em um determinado procedimento, entre 2005 e 2017. De um total de 6.638.336 pacientes, 330.196 (5%) receberam pelo menos uma bolsa de sangue relacionada diretamente ao procedimento cirúrgico. O ranking exibe procedimentos de diversas especialidades, e estes procedimentos representam mais que 50% do total de pacientes submetidos a transfusões.

Para levar para casa

O interessante deste estudo é o número de pacientes analisados, com isto e apesar de algumas limitações, o resultado da amostra é bastante satisfatório. A transfusão quando necessária é indispensável e devemos realizar quando indicada. A importância desta tabela é que poderá servir como base para guiar se o serviço no qual estamos inseridos apresenta índices compatíveis assim como indicar uma cirurgia, saber previamente a expectativa de hemotransfusões e com isto indicar medidas que possam diminuir esta taxa.

Referências bibliográficas:

  • Montroy J, Lavallée LT, Zarychanski R, Fergusson D, Houston B, Cagiannos I, Morash C, Tinmouth A, Hutton B, Mallick R, Flaman A, Breau RH. The Top 20 Surgical Procedures Associated with the Highest Risk for Blood Transfusion. Br J Surg. 2020 Dec;107(13):e642-e643. doi: 1002/bjs.12005.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo