Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 ocorreram mais de 700 mil mortes por suicídio, o que equivale a 1 em cada 100 óbitos no mundo. Trata-se de uma causa de mortalidade comparável ou superior à soma de óbitos por HIV, malária, câncer de mama e homicídio em âmbito global.
No grupo entre 15 e 29 anos, o suicídio figura como a segunda (ou quarta) principal causa de morte em diversas localidades, a depender dos relatórios.
Mas quem cuida do médico?
Neste Setembro Amarelo, a Afya se conecta a um movimento maior: fortalecer a vida daqueles que dedicam seu tempo e energia a cuidar dos outros.
Este é um convite para transformar autocuidado em hábito, abrir espaço para o diálogo e quebrar o tabu sobre pedir ajuda. Aqui você encontra informação, apoio e acolhimento para lembrar que cuidar das emoções também faz parte do check-up da vida.
As pessoas esquecem que o médico também é um ser humano complexo e com suas questões particulares, medos, ansiedades, etc. Por isso, se estiver precisando de ajude, conte conosco.
Cuidar de quem cuida é urgente
Veja alguns dados alarmantes (Dados do Research Center Afya 2024 e 2025.):
- 58,6 % dos estudantes de Medicina apresentam sintomas de ansiedade;
- 24,7% dos estudantes de Medicina apresentam sintomas de depressão;
- 54% dos médicos concordam que o estresse afeta diretamente sua produtividade;
- 60% dos médicos não estão satisfeitos com a própria saúde.
Na ação promovida pela Afya, você contará com:
- Quizz: Um teste rápido, anônimo e sem julgamentos. Responda e descubra se alguns sinais de desgaste já estão fazendo parte da sua rotina.
- Guia de autocuidado
- Podcasts especiais
- Comunidade Médicos em Movimento: Participe da comunidade de médicos que se cuidam e descubra como incluir movimento no seu dia a dia.
Acesse agora mesmo a ação e participe! Clique aqui.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.