Saúde financeira: saiba como acompanhar o pagamento dos planos de saúde
Se você é médico e não costuma acompanhar os pagamentos feitos pelo plano de saúde, certamente está deixando passar informações importantes que podem ajudar, e muito, na tomada de decisões futuras em relação à sua clínica ou consultório, e até mesmo à sua carreira e manutenção da cartela de clientes.
Isso porque estar a par dos repasses recebidos pelas consultas ajuda a garantir, entre outros tantos benefícios, uma gestão financeira eficiente, a redução da inadimplência, um maior controle de glosas, o cumprimento de obrigações fiscais e regulamentares e, por fim, a sustentabilidade do negócio.
Separamos algumas práticas que médicos podem adotar para que tenham maior conhecimento sobre o pagamento de cada plano de saúde e, consequentemente, possam ter um maior controle na gestão do consultório. Veja a seguir:
Softwares de gestão médica
Que tal trocar as pilhas de prontuários e receitas em papel por um sistema automatizado, capaz de gerir com precisão informações muito úteis sobre o paciente? Com o recurso – são dezenas de sistemas disponíveis hoje no mercado – você pode verificar a elegibilidade do paciente, fazer o processamento de faturamento eletrônico, controle de recebíveis e inadimplência e relatórios financeiros detalhados.
A adoção de softwares ajuda na otimização do atendimento, impactando na satisfação do paciente, além de representarem uma adequação do profissional às novas demandas da saúde.
Leia mais: É possível otimizar o tempo da consulta?
Portal das operadoras de saúde
A maioria das operadoras de planos de saúde oferece, hoje em dia, portais on-line para os prestadores de serviços. Neles, é possível verificar o status das faturas enviadas, acompanhar pagamentos e desvendar eventuais glosas, consultar extratos e relatórios de pagamento, pedir autorização para procedimentos e acompanhar seu andamento.
Os portais online das operadoras de saúde podem ser um grande aliado no dia a dia ao reduzir o tempo que o médico levaria com ligações e e-mails em busca de informações burocráticas.
Contabilidade e financeiro
Que profissional não sonharia em ter uma equipe de contabilidade ou um departamento financeiro dedicado como parte do seu negócio? Médicos não são diferentes! Monitorar todos os recebimentos provenientes dos planos de saúde, gerir o fluxo de caixa, reconciliar pagamentos recebidos com os valores faturados e tratar e resolver divergências de pagamento são funções sérias, que dependem da expertise de profissionais habilitados para tal.
Contar com um time que possa realizar essas tarefas é de grande valia na vida dos médicos, que precisam ter tempo para cuidar do que realmente importa – o bem-estar dos pacientes – mas sem perder de vista a organização da própria vida.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.