Logotipo Afya
Anúncio
Carreira11 dezembro 2024

Quantos artigos preciso publicar para ter sucesso na Medicina?

A publicação de artigos acadêmicos é responsável por movimentar o intelecto de profissionais de saúde. Qual o número ideal de publicação na carreira?

Atualmente, os artigos científicos são o principal veículo para aquisição de conhecimento em diversas áreas, não sendo diferente na saúde médica. Por meio deles, ficamos a par do que há de mais recente em termos de conteúdo sobre determinado assunto de nosso interesse pessoal.

No entanto, será que a frequência na publicação de artigos é algo a se preocupar?

Leia mais: Mulheres assinam 72% dos artigos científicos publicados no Brasil

Artigos mais importantes publicados em 2020 no New England Journal of Medicine

Atualização

A publicação de artigos acadêmicos é responsável por movimentar o intelecto de profissionais de saúde. Por meio deles, os médicos podem pesquisar assuntos de seu interesse, tirar dúvidas sobre alguma tema e se atualizar com fontes  contemporâneas de conhecimento. Sendo assim, é sempre importante buscar artigos que sejam escritos por bons profissionais e publicados em revistas/jornais de renome e confiança.

A divulgação de artigos científicos geralmente é realizada por profissionais de corpo docente e discente com inclinação em seguir área acadêmica, como mestrado e doutorado. Muitos deles são baseados em estudos realizados em grandes centros de pesquisa e que podem durar longos anos até a sua publicação, o que exige estudo e dedicação por parte de quem os produz.

Quantidade ideal de publicação

Não há um número exato e recomendado de artigos científicos a ser publicado, porém quanto mais artigos o profissional publicar, maior será a sua importância e respeito no meio médico, além de disseminar conteúdo de qualidade para um público maior de pessoas.

Deve-se ressaltar que mais do que número de artigos publicados, é importante garantir a qualidade do material e versatilidade de assuntos divulgados. De modo bem prático, é muito mais valioso para o publicador um artigo inovador do que cinco artigos sobre temas mais comuns.

Em suma, uma frequência boa de publicação de artigos científicos é aquela que é capaz de evidenciar a capacidade técnica do pesquisador, além de disseminar conhecimento de qualidade no âmbito da saúde médica.

As publicações devem buscar ser ecléticas, com temas importantes e com linguagem clara, de modo a permitir que mais profissionais possam ter fontes seguras de aquisição de conhecimento.

Autoria

Foto de Juliane Braziliano

Juliane Braziliano

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência de Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residência de Clínica Médica pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE). Editora-médica de Endocrinologia do Portal Afya.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Carreira