É muito comum que profissionais de saúde frequentem cursos, congressos, seminários e simpósios. Essas são excelentes oportunidades para encontrar colegas, se atualizar, estudar, conhecer pessoas, criar redes de contato e trocar informações e experiências.
No entanto, nem sempre é possível aproveitar adequadamente todas as possibilidades oferecidas por esses eventos.
Leia mais: Devo fazer parte de Associações e Comitês de Medicina para sucesso na carreira?
Dicas
Com base em algumas pesquisa feitas, serão apresentadas informações que podem ajudar a tirar o melhor proveito dessas ocasiões.
Antes do evento
Antes do evento, procure a programação científica com antecedência e avalie o conteúdo e os profissionais envolvidos. Essa simples medida permite que você se organize previamente sobre o que ver e fazer, evitando a perda de tempo com assuntos que não são do seu interesse ou chegar atrasado a boas aulas, correndo o risco de a sala estar cheia demais.
Uma vez que tenha feito a sua seleção do que frequentar, vale discutir com colegas que também estarão presentes. Isso permite comparar objetivos e identificar algo interessante que ainda não tenha percebido. Essa análise prévia também possibilita a organização de momentos de pausa, descanso ou lazer, especialmente se o evento ocorrer em outra cidade ou região. Assim, é possível programar passeios para conhecer o local, o que também faz parte dessas ocasiões. Em suma, isso permite uma melhor gestão do tempo.
Ainda antes do início das atividades, separe um tempo para pensar na sua apresentação pessoal. Por ser um local onde é possível encontrar e conhecer pessoas, é importante causar uma boa impressão nos potenciais contatos. Contudo, tente equilibrar isso com conforto, pois é possível que você passe muitas horas no mesmo local, o que pode ser cansativo. Leve também snacks e casacos, pois alguns ambientes podem ser refrigerados, e pense em estratégias para manter-se hidratado.
Recepção
Logo no começo do evento, compareça assim que as atividades se iniciarem, pois pode haver alguma forma de confraternização. Por exemplo, um lanche pode ser servido, sendo esta uma primeira oportunidade para conhecer pessoas. Se você possui um perfil nas mídias sociais, compartilhe informações sobre o evento e marque-o. Isso pode permitir encontrar outros colegas que também estão no mesmo evento ou têm curiosidade sobre ele.
Durante as aulas e exposições
Durante as aulas, faça anotações e, se possível, ao final de cada uma, faça uma lista dos três principais pontos apresentados que merecem destaque para relembrar ou pesquisar futuramente. Ao retornar às suas atividades após o evento, separe alguns desses pontos para apresentar aos seus colegas de trabalho ou pesquisa.
Algumas pessoas optam por levar computadores portáteis ou dispositivos eletrônicos para fazer anotações. Anote suas perguntas e dúvidas e não deixe de fazê-las por não considerá-las boas o suficiente. Contudo, certifique-se de que esteve atento à maior parte do que foi mostrado pelo palestrante.
Se você for um palestrante
Se você for apresentar algum pôster, as dicas são as seguintes:
- Comece pelo resumo, elaborando um texto interessante e com palavras-chave de destaque;
- No pôster, evite muitos textos e apresente os resultados de forma equilibrada, sem que ganhem espaço demais ou de menos;
- Modelos ou figuras sucintos na conclusão são desejáveis;
- Caso alguém se aproxime, pergunte se a pessoa está interessada no assunto e se gostaria que você discutisse com ela, procurando conter a ansiedade;
- Tente também criar um tempo para ver os outros pôsteres, selecionando-os previamente a partir dos resumos disponíveis. É possível que outros trabalhos possam agregar ao seu, sendo interessante conversar com esses pesquisadores.
Expositores e evento social
Durante os eventos, também é muito comum a presença de expositores. Visitá-los é uma boa oportunidade para avaliar lançamentos de novos produtos, ferramentas ou medicações.
Se houver eventos sociais agendados, é muito interessante participar para conhecer pessoas, aproximar-se daquelas com quem tem interesses em comum e ampliar sua rede de contatos de forma mais descontraída. Tenha, no entanto, cuidado com o que fala e com quem fala.
Uma fala impensada pode ser considerada como uma crítica, pode ser mal interpretada ou você pode estar próximo de alguém com objetivos divergentes (por exemplo, que pode vê-lo como um competidor).
Uma sugestão é preparar um pequeno e simples discurso de apresentação de si e do seu trabalho. Outra boa opção é levar cartões de apresentação ou de visita para compartilhar com aqueles com quem tiver interesses em comum.
Finalmente, nos dias que se seguem ao retorno à vida habitual, uma sugestão válida é entrar em contato com as pessoas que conheceu e cujo trabalho lhe interessou. Aproveite para fazer perguntas ou esclarecer pontos que não conseguiu pessoalmente.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.