Desafios na carreira médica: precificação de honorários
Precificar serviços prestados talvez seja uma das etapas mais trabalhosas de qualquer profissão. Dentro da Medicina, não é diferente.
São muitos os fatores que influenciam a composição de valores que devem ser cobrados diretamente ao paciente, bem como aos planos de saúde por cada consulta, procedimento ambulatorial ou cirurgia realizada.
Muitos médicos, tanto jovens quanto atuantes na área há bastante tempo, têm alguma dificuldade de mensurar o valor de seus serviços – seja pela pluralidade de códigos e especificações, por falta de parâmetros ou, até mesmo, em alguns casos, insegurança e medo de praticar valores muito abaixo ou muito acima do mercado.
Determinar um valor justo para consultas, exames e procedimentos cirúrgicos envolve considerar o tempo e recursos empregados, como também a expertise e o custo de formação necessários para cada especialidade. Para solucionar essa questão, é importante contar com soluções de cálculos de honorários e procedimentos médicos, o que, com certeza, facilitará a rotina médica.
Uso da CBHPM
A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) é muito utilizada como referência para estabelecer valores da precificação, porém sua aplicação pode ser desafiadora para muitos profissionais.
A interpretação dos códigos e a correlação com os honorários adequados nem sempre são claras, o que pode resultar em subvalorização ou supervalorização dos serviços prestados.
Além disso, suas atualizações regulares e as mudanças nas normas de reembolso pelos convênios e planos de saúde aumentam o grau de complexidade do processo de precificação, fazendo com que os médicos precisem comprar diferentes tabelas para se adequar às necessidades do momento.
Adicionalmente, outro ponto crítico é a necessidade de considerar a regionalidade e a realidade econômica local ao estabelecer os preços. O custo de vida varia de uma região para outra, assim como a demanda e a concorrência entre os profissionais de saúde. Isso significa que um valor justo em uma cidade pode não ser adequado em outra.
Leia mais: Resolvendo caso clínico com ajuda de IA
Transparência com o paciente
A transparência e a comunicação eficaz com os pacientes sobre os custos envolvidos nos tratamentos são essenciais para estabelecer uma relação de confiança e evitar mal-entendidos financeiros.
Além disso, estabelecer todos os termos e valores envolvidos permite que o paciente se sinta mais confiante com aquele profissional escolhido, entendendo que se trata de um médico experiente e que “sabe o que está fazendo”, trazendo valor ao serviço prestado.
Como resolver esse dilema?
Pensando em facilitar o dia a dia dos profissionais de saúde, o Afya Whitebook criou uma nova funcionalidade: a Calculadora de Honorários Médicos, que se baseia na CBHPM e códigos TUSS para precificar procedimentos e honorários médicos de forma 100% automática.
“A reunião desses códigos e valores em apenas um lugar não apenas acelera o processo de cobrança e recebimento, como garante a confiabilidade do valor a ser pago, evitando assim situações injustas, tanto para médicos quanto para pacientes”, afirma o editor-médico chefe do Portal Afya e Afya Whitebook, Dr. Ronaldo Gismondi, que ajudou a testar e implementar a nova funcionalidade.
Dr. Gismondi explica que uma das maiores facilidades que a calculadora oferece aos profissionais de saúde é fazer com que possam detalhar ao máximo cada procedimento realizado e, com isso, personalizar o valor de cada um deles, mesmo em tipos similares de atendimentos.
“Com a ferramenta, o médico escolhe pelo nome o que quer inserir e ainda consegue acrescentar informações adicionais, detalhando tipo de técnica utilizada, grau de complexidade, participação de auxiliares e instrumentadores, e mais”, diz Dr. Gismondi.
Com a nova funcionalidade, cada médico que acessar a feature poderá:
>> Otimizar valores e ter mais agilidade na liberação de procedimentos – acesso a todas as versões das tabelas CBHPM até a mais atual;
>> Calcular seus honorários e de sua equipe de forma automática – selecione apenas o procedimento e a tabela, o restante é conosco;
>> Buscar o procedimento pelo código TUSS ou nome;
>> Personalizar o cálculo de acordo com o que cada procedimento de cada paciente demanda (auxiliar, anestesiologista, instrumentador, vias de acesso, acomodação, enfermagem, etc);
>> Compartilhar seu orçamento com o paciente via WhatsApp, Email, SMS.
Leia mais: Quanto paga um plantão médico?
Mais segurança e onde encontrar
“É comum o médico mandar os códigos para o convênio e o convênio fazer a famosa glosa, que é não pagar tudo que o médico pediu. Mas, se ele está munido com o código correto de cada procedimento e consegue comprovar esses valores, pode também conferir se não fizeram nenhum desconto indevido no que era para receber”, finaliza Dr. Ronaldo.
Com a Calculadora de Honorários do Whitebook, o médico tem mais autonomia e segurança para precificar e cobrar por procedimentos médicos ou cirurgias, via convênio ou particular.
A solução já está disponível, por enquanto, de forma gratuita dentro do aplicativo do Afya Whitebook.
O produto está acessível aos usuários free do sistema operacional IOS e usuários assinantes pela Apple Store do Afya Whitebook.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.