A Toxicologia como ciência se divide em várias áreas e abarca profissionais da Farmácia, Química, Biologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, entre outros.
As possibilidades vão desde a pesquisa da toxicologia associada ao ambiente e seres vivos, como a toxicologia ambiental, toxicologia veterinária, toxicologia de alimentos, o estudo laboratorial através da toxicologia analítica, nanotoxicologia, imunotoxicologia, a avaliação pós-mortem e de perícia médica que compreende a toxicologia forense até a parte de assistência e contato direto com o paciente, como a toxicologia clínica e a toxicologia ocupacional.
Leia mais: O que fazer diante de um paciente com suspeita de botulismo?
Toxicologia médica
A Toxicologia Médica é uma área que estuda o efeito tóxico das substâncias sobre o organismo e o manejo do paciente com sinais de intoxicação. As substâncias em questão podem ser medicamentos, drogas ilícitas, venenos de animais e plantas, cosméticos, domissanitários e outros produtos químicos presentes na natureza ou desenvolvidos pelo homem, como gases tóxicos e substâncias corrosivas.
O médico toxicologista atende pacientes com suspeita ou intoxicação confirmada ou picada de animais peçonhentos. O atendimento pode ser vinculado a um Centro de Intoxicações, atendimento ambulatorial ou em hospitais gerais. Hoje no Brasil existem 32 CIATOX (Centros de Informação e Assistência Toxicológica) distribuídos por todas as regiões que possuem atendimento presencial e/ou telefônico.
Formação
A Toxicologia Médica é área de atuação de diversas especialidades: Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria, Medicina do Trabalho e Pneumologia. A solicitação para área de atuação de Medicina de Emergência está em tramitação na AMB e CFM e deve ser aceita até o final de 2024.
Atualmente no Brasil existe a residência de toxicologia médica no Hospital João XXIII em Belo Horizonte, que tem como pré-requisitos as especialidades citadas acima. A residência médica de Toxicologia tem duração de um ano e a formação abrange vivência integral no CIATOXMG, situado dentro do Hospital, com atendimento de porta e telefônico 24 horas e estágios em laboratórios, IML, e outros ambientes que proporcionam o aprendizado na área.
Além da residência médica, é possível realizar a Prova de Título de Toxicologia, desde que o profissional comprove experiência de assistência na área por pelo menos dois anos. A aquisição de experiência em toxicologia é adquirida geralmente trabalhando em Centros de Informações Toxicológicas ou em Hospitais gerais que possuam um grande volume de atendimento a pacientes intoxicados e vítimas de animais peçonhentos.
Há ainda a possibilidade de tornar-se pesquisador na área. A toxicologia é um campo de estudo multidisciplinar e é possível realizar mestrado, doutorado, especialização ou cursos de extensão em áreas específicas de aplicação e exercer a ciência de maneira complementar na sua prática clínica diária.
Dicas pessoais
Eu trabalho no CIATOXMG há 16 anos, sou preceptora da residência de toxicologia médica e titulada na área pela AMB. Além disso, a toxicologia é meu campo de pesquisa de mestrado e doutorado. Portanto, tenho conhecimento de causa para dizer como é uma ciência apaixonante e cheia de possibilidades.
Como é uma área relativamente nova de prática médica, há muitas possibilidades de absorção no mercado de trabalho. Se você se interessa por toxinas, venenos e sua repercussão no organismo vivo, a toxicologia é a sua área de interesse, procure o Centro de Informações Toxicológicas mais próximo de sua região e investigue as possibilidades de capacitação na área que se encaixam na sua rotina e expectativa.
Autoria

Juliana Sartorelo
Médica formada em 2006 pela UFMG, Residência em Clínica Médica, especialista em Medicina de Emergencia e Toxicologia Médica, titulada pela AMB. Mestra em infectologia e Medicina Tropical. Membro da diretoria da ABRAMEDEMG, presidente do Comitê de Toxicologia da Abramede Nacional. Membro da Comissão de Toxicologia da AMB.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.