O passar dos meses na residência médica (RM) gera a sensação de evolução e impacta diretamente o desenvolvimento do médico residente, porém também acompanha o cansaço físico e mental do ano agitado.
Na reta final do ano, organizar a rotina de estudos com o fluxo de atividades e o esgotamento geral pode se tornar uma tarefa desafiadora.
No texto de hoje, vamos refletir sobre algumas dicas práticas para uma melhor organização de estudo.
Definir prioridades
Sem dúvidas, não é uma boa escolha tentar compensar os temas não estudados ou resolver todos os projetos que ficaram acumulados durante o ano em um curto período de tempo.
A falsa ideia de resolutividade pode gerar mais confusão com as outras tarefas, estimulando sobrecarga e podendo impactar a qualidade do estudo e resolução de objetivos.
O melhor caminho é definir que pontos devem ser priorizados. Focar em um curso de atualização deixado de lado? Dominar um tema recorrente na prática médica? Se preparar para um concurso profissional para o próximo ano?
A partir de uma boa reflexão de prioridades, fica mais fácil terminar o ano com os projetos principais em dia, não acumulando grandes tarefas para o ano seguinte.
Organização da rotina
Embora seja um desafio, manter a organização da rotina no final do ano é algo fundamental para o planejamento de estudos.
A residência demanda uma prática organizacional apurada, uma vez que as inúmeras atividades competem entre si, fazendo parecer que o dia precisa ter mais de 24 horas para dar conta de tudo. Porém, com mais horas extras, mais tarefas seriam inseridas, só aumentando o problema.
O ponto-chave é focar em uma rotina organizada, pautada na definição de prioridades, com tempo de estudo e tarefas práticas em harmonia com as demandas externas à vida médica. Nada impossibilita estruturar a rotina de estudo com a participação do Natal em família, ou mesmo uma festa de fim de ano.
Flexibilizar horários e gestão do tempo
Observar o tempo disponível e usá-lo da melhor forma, sem dúvidas, é um grande destaque para aqueles que priorizam uma vida de estudos na rotina da residência médica.
O gerenciamento dos momentos diários envolve diretamente o conceito anterior de priorização, se relacionando com a capacidade de gastar o tempo necessário e proporcional de acordo com a tarefa a ser executada.
A flexibilização nas festividades de final de ano (ou mesmo em outros eventos) facilita o redirecionamento de tempo entre as atividades, que uma vez priorizadas de forma objetiva, podem ser organizadas e executadas no tempo adequado, permitindo a harmonia com as atividades de lazer.
Conclusão
A reflexão da organização da rotina de estudos abrange tópicos essenciais para aprimorar e equilibrar as demandas do médico residente. Tópicos que podem ser aplicados em diversas outras esferas da formação médica, desde a graduação, preparação de residência e carreira do médico especialista.
Entender e aplicar esses conceitos propiciam uma mudança de paradigma na vida profissional e pessoal, facilitando vivências saudáveis e um amadurecimento técnico e pessoal.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.