Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O aneurisma de aorta abdominal (AAA) é definido, de modo geral, como qualquer dilatação da aorta abdominal > 3 cm. Acredita-se que sua prevalência seja de 1,4% nas pessoas com idade entre 50 e 84 anos. A U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) lançou em junho de 2019 suas novas recomendações para o rastreio do AAA em pessoas que não apresentam sinais e sintomas. Confira abaixo os principais pontos.
Screening de aneurisma de aorta abdominal: quando fazer?
A recomendação para rastreio de AAA varia dependendo do sexo, idade, tabagismo e história familiar.
Homens fumantes (ou com história) entre 65 e 75
Esse é o grupo que mais se beneficia com o screening de AAA. A USPSTF recomenda que esses homens realizem o rastreio uma vez, com ultrassom.
Homens entre 65 e 75, sem história de tabagismo
Para esse grupo, a USPSTF recomenda que a decisão de rastrear seja individual, feita entre o paciente e o médico. Para ajudar a determinar quem se beneficiaria, médicos devem levar em consideração o histórico médico do paciente, fatores de risco (doenças cardíacas, hipertensão arterial e história de outros aneurismas) e seus valores e preferências pessoais.
Mulheres sem história de tabagismo e aneurisma
No geral, mulheres tem menos chances de ter AAA do que os homens e mais risco de danos causados pelo tratamento do aneurisma. Por isso, a USPSTF não recomenda o screening em mulheres que nunca fumaram e não têm histórico familiar de AAA.
Mulheres fumantes (ou com história) entre 65 e 75 anos
Para a USPSTF, não há evidências suficientes para recomendar a favor ou contra o screening de AAA nesse grupo e, por isso, a decisão cabe ao médico.
LEIA TAMBÉM: Diretrizes para tratamento dos aneurismas da aorta abdominal
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.