Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia28 junho 2021

Litotripsia intravascular: uma opção terapêutica para lesões calcificadas

Uso de aparelhos de litotripsia em artérias periféricas mostrou redução do diâmetro da estenose, principalmente em lesões moderadas a graves.

Promotora de desfechos ruins após angioplastia, a calcificação intravascular é comum em nos leitos vasculares periféricos e coronarianos. As principais opções de tratamento são a ateroablação ou o balão de corte.

Leia também: Bloqueio atrioventriucular total em paciente sem veia cava superior, e agora?

Litotripsia intravascular: uma opção terapêutica para lesões calcificadas

Litotripsia intravascular

A litotripsia é uma técnica utilizada para fragmentação de cálculos renais utilizando a pressão de ondas acústicas. Aparelhos de litotripsia sofreram modificações e foram implantados na ponta de um balão de angioplastia com o intuito de emitir ondas acústicas circunferencialmente nas lesões calcificadas. Os choques na placa de cálcio são capazes de induzir a sua fratura.

A modalidade terapêutica envolve um dispositivo único e estéril, o balão é inflado até uma pressão próxima a ideal para facilitar os tratamento. É emitido 1 pulso de onda por segundo. 

O uso destes dispositivos em artérias periféricas mostrou redução do diâmetro da estenose, principalmente em lesões moderadas a graves. Além disso esse procedimento pode ser utilizado para facilitar a passagem de cateteres calibrosos com os cateteres de troca valvar aórtica percutânea.

Saiba mais: Cardiomiopatia hipertrófica: veja os principais pontos da diretriz norte-americana

Mais de 600 pacientes foram testados ao redor do mundo com bons resultados em relação ao procedimento, facilitando o balonamento das lesões e a angioplastia, com uma taxa de sucesso maior que 90% e redução de eventos cardiovasculares em 30 dias.

Mensagem final

Mais testes são necessários e a melhoria da tecnologia implicada no método é esperada nessa terapia que parece promissora, podendo ter sua indicação ampliada para estenoses de stent, por exemplo.

Referências bibliográficas:

  • Kereiakes DJ, Virmani R, Hokama JY, et al. Principles of Intravascular Lithotripsy for Calcific Plaque Modification. JACC Cardiovasc Interv. 2021;14:1275-1292. doi: 10.1016/j.jcin.2021.03.036

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cirurgia