Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A campanha Choosing Wisely: Things We Do For No Reason é muito interessante, pois mostra várias práticas comuns na medicina e para as quais ou não há evidências suficientes ou, o pior, as evidência sugerem malefício. Neste artigo, baseado em uma publicação recente do Journal of Hospital Medicine, abordamos o que não deve ser feito na crise hipertensiva na emergência e nos pacientes internados.
A ideia da redução imediata da pressão arterial seria o risco de um evento adverso grave causado pelos altos níveis tensionais. De fato, estudos mostram que o risco de IAM, AVC ou morte nesses pacientes é de até 39% em um ano. Mas, por outro lado, o risco imediato parece baixo. Em um estudo com 426 pacientes com crise hipertensiva e acompanhados no curto prazo, a taxa de risco para AVC/IAM/morte foi de 0,5%. E, pior, o risco de efeitos colaterais pode ser tão alto quanto isso. Em uma outra pesquisa, metade dos pacientes medicados para “urgência hipertensiva” tiveram redução na PA > 25% nas primeiras horas e de um grupo de 47 pacientes onde isso ocorreu, dois tiveram AIT.
O que fazer então?
- Exclua lesão aguda de órgão-alvo, a saber: EAP, IAM/SCA, AVC/AIT, dissecção da aorta, eclâmpsia. Essas são situações de emergência hipertensiva, para as quais as drogas venosas estão indicadas, bem como internação e monitorização em CTI.
- Espere meia hora com o paciente em repouso e resolva fatores transitórios para o aumento da PA: ansiedade, dor, náusea e delirium/agitação. Aí repita a medida da PA. Pesquisas mostram que até ⅓ dos pacientes normalizam a PA só com essas medidas!
- Se a PA persistir > 180/120 mmHg, ajuste as medicações orais. Nada de droga SL em pacientes assintomáticos sem lesão aguda de órgão-alvo
Confira outras recomendações da campanha Choosing Wisely:
- Choosing Wisely: veja 5 práticas que devem ser evitadas em cirurgias gastrointestinais
- Choosing Wisely: veja dicas para manejo de pacientes ambulatoriais
- Choosing wisely: 5 dicas para administração de antibiótico hospitalar na pediatria
- Choosing Wisely para Medicina de Família: 5 condutas para abandonar
- Choosing Wisely para anemia e transfusão: 5 práticas não recomendadas
É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- Breu AC, Axon RN, Acute Treatment of Hypertensive Urgency. J. Hosp. Med 2018;12;860-862. Published online first October 31, 2018. doi:10.12788/jhm.3086
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.