Logotipo Afya
Anúncio
Carreira10 março 2025

Revalida 2025: Candidatos já podem consultar cartão de confirmação da inscrição

Documento contém informações essenciais sobre local de prova, horário e atendimento especializado; provas acontecem em 23 de março em diversas capitais brasileiras
Por Roberta Santiago

Os candidatos que participarão da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025 já podem consultar o cartão de confirmação da inscrição. O documento está disponível na internet e contém informações essenciais para o dia da prova.

No cartão, os participantes encontram detalhes como endereço do local de aplicação, número de inscrição, data e horários do exame. Além disso, o documento informa se o candidato terá direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social.

O acesso ao cartão deve ser feito pelo Sistema Revalida. Embora sua apresentação no dia do exame não seja obrigatória, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, recomenda que os candidatos o levem.

Leia ainda: Solo nacional: como validar diplomas estrangeiros e atuar como médico no Brasil?

As provas, compostas por questões objetivas e discursivas, acontecerão no dia 23 de março em diversas capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

revalida

Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) é um exame realizado anualmente pelo INEP com o intuito de validar diplomas médicos expedidos por universidades de fora do Brasil.

Criada em 2011, a prova ocorre anualmente em duas fases: teórica e prática, analisando competências, habilidades e conhecimentos fundamentais para a atuação médica. A avaliação segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina e normas profissionais vigentes.

O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) e aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O objetivo da prova é avaliar as habilidades e os conhecimentos necessários para o exercício da profissão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em caso de dúvida, o candidato poderá acessar o site https://revalida.inep.gov.br.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Carreira