Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
A American Society for Gastrointestinal Endoscopy publicou esse ano suas novas diretrizes com recomendações para sedação / anestesia para endoscopia gastrointestinal. Para te manter atualizado sobre as melhores práticas, a PEBMED separou os keypoints:
1) Em pacientes sem fatores de risco para eventos adversos relacionados à sedação, a combinação de opioide e benzodiazepínico é um regime seguro e eficaz para alcançar sedação mínima a moderada para endoscopia digestiva alta e colonoscopia.
2) Recomenda-se a monitorização rotineira da pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca durante todos os procedimentos endoscópicos usando sedação. Suplementação de oxigênio deve ser considerada para sedação moderada e deve ser administrado durante a sedação profunda. Oxigênio suplementar deve ser administrado em casos de hipoxemia.
Tire suas dúvidas médicas de forma prática na hora da tomada de decisão. Baixe o Whitebook.
3) O monitoramento da capnografia pode ser considerado em pacientes submetidos à endoscopia visando sedação profunda.
4) Recomenda-se que os profissionais usem sedação à base de propofol (administrada por endoscopista ou anestesia) para melhorar a segurança e o conforto do paciente e / ou a conclusão bem sucedida do procedimento.
Referências:
- Early DS, Lightdale JR, Vargo JJ, et al. Guidelines for sedation and anesthesia in GI endoscopy Gastrointest Endosc. 2018 Feb;87(2):327-337. http://www.giejournal.org/article/S0016-5107(17)32111-9/fulltext
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.