O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma importante causa de morte em jovens, principalmente pelo desenvolvimento de hipertensão intracraniana (HIC). A abordagem rápida e sistematizada desses pacientes pode ajudar a melhorar o prognóstico desses pacientes.
Nesse episódio, Vinicius Zofoli, intensivista e editor do Portal PEBMED e Whitebook, discute um caso de TCE grave em um paciente jovem. Discutimos como identificar precocemente pacientes com HIC, como conduzir o caso desde o momento inicial, e tratar situações refratárias. Essa situação acontece todos os dias nas salas de emergência ao redor do Brasil.
Assista ao vídeo!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Veja também: Com tratar o Traumatismo Cranioencefálico Pediátrico Grave?
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Autoria

Vinícius Zofoli de Oliveira
Editor chefe de Terapia Intensiva da Afya ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP ⦁ Residência de Medicina Intensiva no Hospital das Clínicas da USP ⦁ Fellowship de Cardiointensivismo no Hospital Samaritano Paulista (SP) ⦁ Preceptor da Disciplina de Emergências Clínicas da USP (2019-2020) ⦁ Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP (2019) ⦁ Médico Assistente da UTI de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor-SP) e Médico Diarista da UTI do Hospital Samaritano Paulista ⦁ Editor do livro Manual de Condutas na Covid-19 ⦁ Coautor dos livros: Medicina de Emergência - Abordagem Prática (FMUSP), Medicina Intensiva - Abordagem Prática (FMUSP) e Manual do Residente de Clínica Médica (FMUSP) ⦁ Membro Fundador da @emergencia.simm
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.