Estamos vivendo uma pandemia de uma doença respiratória, Covid-19, causada por uma nova cepa de coronavírus, o SARS-CoV2. Diante dessa situação, onde ainda não há vacina nem medicamento específico para tratamento, é muito importante que os médicos, assim como outros profissionais de saúde, se atentem aos sintomas, tentando evitar ao máximo a disseminação do vírus.
Mas e depois de receber esse paciente, o que fazer?
Orientações sobre coronavírus para médicos
Para trazer as principais orientações sobre o diagnóstico e tratamentos atuais que estão sendo mais efetivos em pacientes positivos para Covid-19, a nossa editora médica de Infectologia, Isabel Mello, fez um vídeo com os principais pontos que o médico não pode deixar passar.
Nele, ela comenta os principais sintomas, leves e graves, apresentados pelos pacientes que foram acompanhados até o momento, e fala também sobre alguns outros sintomas atípicos e sintomas não relacionados geralmente a viroses respiratórias. Além disso, indica quais exames são necessários para o diagnóstico, incluindo como coletar o exame principal, que é o swab combinado (swab nasal + de orofaringe).
Isabel também lembra da notificação de casos, tanto suspeitos quanto confirmados laboratorialmente. O link para ficha de notificação pode ser acessado aqui!
Com relação ao tratamento, por não haver ainda antirretroviral, a infectologista comenta alguns medicamentos que estão sendo estudados para a doença e orienta as principais medidas de suporte, de acordo com a gravidade do caso.
Por fim, fala da prevenção e medidas de precaução e isolamento que devem ser tomadas pelo profissional, pelo médico e orientadas para os pacientes e população, em geral.
Para assistir todas as orientações, acesse nossa página especial!
E continue acompanhando a nossa cobertura sobre a nova pandemia, aqui no Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.