A dor abdominal funcional (DAF) é uma das queixas gastrointestinais mais comuns na infância e adolescência, caracterizada por dor crônica ou recorrente sem causa orgânica identificável. Segundo os critérios de Roma IV, os transtornos gastrointestinais funcionais (TGIFs) incluem dispepsia funcional, síndrome do intestino irritável (SII), enxaqueca abdominal e dor abdominal funcional inespecífica.
Neste vídeo, Jôbert Neves, médico gastroenterologista pediátrico, explica o que é a dor abdominal funcional, seus principais mecanismos fisiopatológicos e como realizar o diagnóstico clínico de forma assertiva, sem excessos de exames complementares. O especialista também aborda estratégias de manejo baseadas em evidências, incluindo modificações no estilo de vida, educação familiar e terapias comportamentais, destacando a importância do acompanhamento multiprofissional para o controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no YouTube!
Tópicos abordados no episódio:
-
Definição e critérios diagnósticos
-
Fisiopatologia
-
Diagnóstico e investigação clínica
-
Tratamento e manejo
-
Conclusão e mensagem final
Veja também: Esofagite eosinofílica em pediatria [vídeo]
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no Spotify!
Autoria

Jôbert Neves
Médico do Departamento de Pediatria e Puericultura da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela ISCMSP, Título de Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Médico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador Young LASPGHAN do grupo de trabalho de probióticos e microbiota da Sociedade Latino-Americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (LASPGHAN).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.


