O dedo em gatilho é uma das causas mais comuns de dor na mão e incapacidade. Tal condição pode causar uma captura dolorosa ou estalidos do tendão flexor a medida que o paciente flexiona e estende o dedo. Ocorre devido ao estreitamento da polia A1 sobre a cabeça dos metacarpos por pressões elevadas nessa região ao longo da vida, observando- se na patologia uma hipertrofia grosseira dessa estrutura. Dessa maneira, há um impedimento mecânico à movimentação do tendão flexor.
Em mais um episódio da série de doenças da mão do Portal Afya, Giovanni Vilardo, ortopedista e conteudista do Portal, aborda o dedo em gatilho, condição que acomete mais mulheres de meia idade. O especialista ainda comenta a epidemiologia, anatomia, diagnóstico, classificação, tratamento não cirúrgico ou cirúrgico e o pós-operatório.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no YouTube!
Tópicos abordados no episódio:
- Epidemiologia
- Anatomia
- Diagnóstico
- Classificação
- Tratamento
- Pós-operatório
Veja também: Podcast #131: Série doenças da mão: Doença de Dupuytren
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no Spotify
Autoria

Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes
Editor Médico de Ortopedia da Afya ⦁ Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO) ⦁ Ortopedista, Cirurgião da Mão e Microcirurgião formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - INTO ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Fellowship em Cirurgia da Mão e Artroscopia de Punho pela International Bone Research Association - IBRA (Clínica Teknon, Barcelona, Espanha, 2022)
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.