A obstrução congênita das vias lacrimais é uma alteração muito comum em recém-nascidos, acometendo cerca de 5% das crianças nascidas a termo. A taxa de resolução espontânea é alta, geralmente 90% dos pacientes até os 12 meses terão uma resolução com tratamento conservador. O tratamento conservador inclui a realização de massagem do ducto nasolacrimal e a realização de forma correta desta massagem é fundamental para o sucesso no tratamento.
Em mais um episódio da série sobre as principais doenças oftalmológicas na infância, Alléxya Affonso, médica oftalmologista e conteudista do Portal Afya, aborda a obstrução congênita das vias lacrimais, alteração muito comum em recém nascidos. A especialista ainda comenta o diagnóstico diferencial e os tratamentos clínico e cirúrgico.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no YouTube!
Tópicos abordados no episódio:
- Anatomia das vias lacrimais
- Diagnóstico diferencial da obstrução congênita da via lacrimal
- Tratamento clínico da obstrução congênita da via lacrimal
- Tratamento cirúrgico da obstrução congênita da via lacrimal
Veja também: Principais doenças oftalmológicas na infância: Estrabismo
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no Spotify!
Autoria

Alléxya Affonso
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ) ⦁ Título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ⦁ PhD em Oftalmologia e Ciências Visuais pelo programa de Doutorado da UNIFESP/EPM ⦁ Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) ⦁ Especialista em Retina Clínica, Uveítes e Oncologia Ocular pela UNIFESP/EPM.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.