Na Medicina, a habilidade de gerir finanças pessoais é um dos pontos mais sensíveis do mundo médico e que pode influenciar na saúde mental do profissional bem como em sua qualidade de vida.
No breve debate feito no podcast da Afya, médicos discutiram o papel do dinheiro em suas vidas, a importância do planejamento financeiro e os desafios que enfrentam.
No papo, temos como convidados Dr. Eduardo Lapa, cardiologista e empreendedor, e Dr. Vítor Miranda, médico do esporte e cofundador do Além da Medicina, e mediando a conversa, o Dr. Maikel Ramthum.
Para o Dr. Lapa, a resposta é clara: “Dinheiro é liberdade.” Não se trata apenas de acumular riquezas, e sim de conquistar o tempo necessário para fazer o que realmente importa, seja estar com a família ou oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. Ao moldar a vida de acordo com suas prioridades, é possível evitar o desgaste excessivo com plantões e horas de trabalho desnecessárias.
Complementando esse entendimento, Dr. Miranda enfatiza sobre a segurança que o dinheiro pode trazer. “Com mais recursos, podemos assumir responsabilidades de forma mais consciente e garantir um futuro mais tranquilo.”
Ambos concordaram que o dinheiro deve ser visto como uma ferramenta, não um fim em si mesmo.
Leia mais: 10 dicas de gestão financeira para o início da carreira médica
Muitos profissionais da saúde não têm clareza sobre os seus ganhos e despesas, o que pode levar a situações financeiras complicadas. Segundo Dr. Lapa, “É alarmante como muitos médicos não sabem exatamente quanto ganham e quanto gastam. Isso é essencial para qualquer planejamento financeiro.”
Essa falta de um planejamento financeiro adequado pode ser uma armadilha. Dr. Vitor lembrou que, quando estava na residência, frequentemente calculava suas despesas baseando-se em plantões, sem considerar as variações que a vida pode trazer. “É comum que os médicos subestimem as dificuldades que virão com o tempo, tanto físicas quanto emocionais.”
Leia também: Salários de médicos no Brasil em 2023: baixe a pesquisa e confira os valores
O consenso da discussão foi sobre a necessidade de um planejamento financeiro cuidadoso. Dr. Lapa sugere que a primeira etapa para qualquer profissional é entender suas receitas e despesas. “Uma planilha simples pode fazer maravilhas na hora de organizar a vida financeira”, disse. Dr. Miranda concordou, afirmando que essa é uma das primeiras coisas que ele fez quando decidiu tomar as rédeas de sua vida financeira.
A gestão financeira não deve ser vista apenas como uma tarefa administrativa, e sim como uma parte integral da saúde e do bem-estar dos profissionais de saúde. Com planejamento e compreensão do valor do dinheiro, os médicos podem não apenas melhorar sua qualidade de vida, como oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente aos seus pacientes.
Assim, a relação entre dinheiro e saúde se torna uma conversa essencial, não apenas para a vida pessoal, mas para toda a carreira médica.
Veja o vídeo completo no Youtube.
Deseja se aprofundar mais no mundo dos investimentos e planejamento financeiro? Acesse agora mesmo o curso completo de Finanças Dominadas
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.