Logotipo Afya
Anúncio
Terapia Intensiva24 março 2023

ISICEM 2023: Ventilação não invasiva no auxílio ao desmame ventilatório

O prof. Gavin Perkins, principal investigador do Breathe Trial, discutiu o uso da VNI para facilitar o desmame ventilatório.

Por Filipe Amado

A ventilação não invasiva pode ser utilizada para auxiliar o processo do desmame ventilatório. O prof. Gavin Perkins, principal investigador do Breathe Trial, discutiu o uso da VNI para facilitar o desmame ventilatório.  

O Breathe Trial, Effect of Protocolized Weaning With Early Extubation to Noninvasive Ventilation vs Invasive Weaning on Time to Liberation From Mechanical Ventilation Among Patients With Respiratory Failure: The Breathe Randomized Clinical Trial”, publicado no JAMA em 2018, abordou tal aspecto e apresenta evidências interessantes sobre o tema.  

Este ensaio clínico controlado randomizado complexo não conseguiu demonstrar que a extubação precoce para ventilação não invasiva reduz o tempo total de ventilação mecânica. 

Os resultados secundários benéficos demonstrados neste estudo, como redução do uso de antibióticos, redução da necessidade de sedação e redução do tempo de internação em UTI, justificam investigações adicionais e podem ser motivadores para o uso mais frequente de ventilação não invasiva após a extubação precoce. 

Além dessa evidência, metanálise publicada em 2022 na Intensive Care Medicine, “Noninvasive respiratory support following extubation in critically ill adults: a systematic review and network meta-analysis”, analisou 36 trials (6.806 pacientes) sobre o tópico.  

O estudo sugere que tanto a ventilação não invasiva (VNI) como a terapia com cânula nasal de alto fluxo (CNAF) reduziram a reintubação em adultos graves, em comparação com a terapia convencional de oxigênio. A VNI não reduziu a incidência de reintubação quando comparada à terapia com CNAF. Essas evidências apoiam a aplicação preventiva de estratégias de suporte respiratório não invasivas para mitigar a falha na extubação em adultos graves, mas não em condições de resgate. 

O prof. Perkins concluiu a discussão com as seguintes Take Home Messages: 

  • A VNI é uma estratégia eficaz para desmame da ventilação mecânica invasiva; 
  • Existe benefício da sua aplicação em pacientes com alto risco de reintubação como:

DPOC, IMC elevado, insuficiência ventricular esquerda, hipercapnia 

  • Considere a VNI em pacientes: 

Que FALHAM em um teste de respiração espontânea (TRE); 

Que PASSAM em um TRE! 

  • Atenção: Evite como uma terapia de resgate não planejada!

Confira todas as novidades do ISICEM 2023!

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Terapia Intensiva