A ventilação não invasiva pode ser utilizada para auxiliar o processo do desmame ventilatório. O prof. Gavin Perkins, principal investigador do Breathe Trial, discutiu o uso da VNI para facilitar o desmame ventilatório.
O Breathe Trial, “Effect of Protocolized Weaning With Early Extubation to Noninvasive Ventilation vs Invasive Weaning on Time to Liberation From Mechanical Ventilation Among Patients With Respiratory Failure: The Breathe Randomized Clinical Trial”, publicado no JAMA em 2018, abordou tal aspecto e apresenta evidências interessantes sobre o tema.
Este ensaio clínico controlado randomizado complexo não conseguiu demonstrar que a extubação precoce para ventilação não invasiva reduz o tempo total de ventilação mecânica.
Os resultados secundários benéficos demonstrados neste estudo, como redução do uso de antibióticos, redução da necessidade de sedação e redução do tempo de internação em UTI, justificam investigações adicionais e podem ser motivadores para o uso mais frequente de ventilação não invasiva após a extubação precoce.
Além dessa evidência, metanálise publicada em 2022 na Intensive Care Medicine, “Noninvasive respiratory support following extubation in critically ill adults: a systematic review and network meta-analysis”, analisou 36 trials (6.806 pacientes) sobre o tópico.
O estudo sugere que tanto a ventilação não invasiva (VNI) como a terapia com cânula nasal de alto fluxo (CNAF) reduziram a reintubação em adultos graves, em comparação com a terapia convencional de oxigênio. A VNI não reduziu a incidência de reintubação quando comparada à terapia com CNAF. Essas evidências apoiam a aplicação preventiva de estratégias de suporte respiratório não invasivas para mitigar a falha na extubação em adultos graves, mas não em condições de resgate.
O prof. Perkins concluiu a discussão com as seguintes Take Home Messages:
- A VNI é uma estratégia eficaz para desmame da ventilação mecânica invasiva;
- Existe benefício da sua aplicação em pacientes com alto risco de reintubação como:
DPOC, IMC elevado, insuficiência ventricular esquerda, hipercapnia
- Considere a VNI em pacientes:
Que FALHAM em um teste de respiração espontânea (TRE);
Que PASSAM em um TRE!
- Atenção: Evite como uma terapia de resgate não planejada!
Confira todas as novidades do ISICEM 2023!
Autoria

Filipe Amado
Título de Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)⦁ Clinical Research Fellowship in Intensive Care Medicine – Hôpital Erasme (Université Libre de Bruxelles) ⦁ Médico Rotineiro do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital São Domingos (São Luís-MA) ⦁ Presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Maranhão (SOTIMA/AMIB) - Biênio 2022/2023 ⦁ Social Media: @FilipeAmado
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.