O International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM) está na sua 42º edição consecutiva. Um dos maiores eventos da terapia intensiva mundial, coordenado pelo Prof. Jean-Louis Vincent e Prof. Fábio Taccone.
O Portal PEBMED está em Bruxelas acompanhando o evento que começou nesta terça-feira.
A abertura da edição atual foi marcada pela presença do ChatGPT. O Prof. Fabio Taccone questionou à IA se conhecia o ISICEM e quais seriam as razões para participar do evento. Nesse contexto, foi discutida a participação da inteligência artificial na terapia intensiva.
De acordo com o Prof. Vincent, talvez a utilização do termo “Inteligência Ampliada ou Amplificada” (Augmented Intelligence) poderia ser mais facilmente adotada, dado o preconceito que possa existir com o termo artificial. O uso da IA chega no momento que precisamos cada vez mais individualizar terapias na Medicina Intensiva, através da abordagem individualizada.
Populações de pacientes da UTI: de síndromes a fenótipos
O prof. Antony Gordon e a profa. Carolyn Calfee trouxeram análises do consenso da mesa-redonda que ocorreu antes do congresso sobrea necessidade de enxergarmos as populações de pacientes da UTI como fenótipos e não apenas síndromes.
Por que mudar de síndromes para fenótipos?
O objetivo seria quantificar a heterogeneidade óbvia e latente da doença crítica para desenvolver tratamentos melhor direcionados visando otimização dos resultados do paciente.
Resultados de importantes trials apresentados
Tradicionalmente, a abertura do ISICEM é reservada para apresentação de resultados de importantes e esperados trials na Medicina Intensiva. A apresentação é seguida da publicação simultânea em grandes revistas como New England Journal of Medicine, JAMA e Lancet.
Vamos rapidamente olhar o resumo dos principais trials discutidos na manhã do primeiro dia do congresso. Em breve, analisaremos cada um em separado no Portal.
- CAP COP Trial – publicado no NEJM:
A hidrocortisona reduz a mortalidade na pneumonia adquirida na comunidade grave (bit.ly/3ZbqHUc)
- Trial sobre Ravulizumabe na COVID-19 – Publicado no Lancet:
Ravulizumabe não melhorou a sobrevida ou outros resultados importantes em pacientes hospitalizados com COVID-19 grave (bit.ly/3JVDdTm)
- PROCOAG Trial – Publicado no JAMA:
Nenhum benefício na administração de complexo protrombínico (PCC) em pacientes traumatizados com risco de transfusão maciça (bit.ly/3Jvu7va)
- Heterogeneidade do efeito da heparina plena na Covid-19 – publicado no JAMA:
Heparina em dose terapêutica é benéfica em pacientes hospitalizados com COVID-19 menos gravemente enfermos na apresentação ou com índice de massa corporal menor (bit.ly/3Jq1uiE)
- NUTRIREA-3 trial – publicado no Lancet:
Suporte nutricional com baixa caloria e baixa proteína (fase aguda de doença crítica): recuperação mais rápida, menor índice de complicações (bit.ly/3TtMg0X)
- Trial sobre controle glicêmico rigoroso na ausência de nutrição parenteral precoce – ainda não publicado:
Na ausência de nutrição parenteral precoce, o controle glicêmico rigoroso não reduziu a duração da dependência da UTI (estudo ainda não publicado)
Equidade e violência nas UTIs também foram tópicos discutidos
Nesta edição, uma conferência dedicada à equidade na UTI também teve peso especial. Questões raciais e de gênero foram abordadas,
Além disso, violência na UTI foi um aspecto levantado. Trata-se de problema global, com múltiplos gatilhos. A principal meta é trabalhar com prevenção. Um esforço que envolve profissionais e instituições.
Acompanhe a cobertura do ISICEM 2023 no Portal PEBMED!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.