Já falamos por aqui que, apesar de orientar milhares de pacientes todos os dias, grande parte dos médicos não leva uma vida saudável. No meio da rotina pesada e horários desregulados, não sobra muito tempo para cuidar da saúde, por isso, é sempre bom lembrar de alguns hábitos que podem ser melhorados no dia a dia. Veja abaixo:
Sedentarismo
Excesso de peso e obesidade estão associados a um risco significativamente maior de morte prematura. Uma pesquisa realizada no Canadá sugere que apenas um minuto de exercício de alta intensidade já pode trazer benefícios para a saúde. Está sem tempo? Troque o elevador pela escada; se possível, vá a pé ou de bicicleta para o trabalho; aproveite o tempo disponível para sair do sedentarismo.
Alimentação
Se você tem tempo para fazer uma refeição saudável todos os dias, considere-se uma pessoa de sorte. Como vocês já estão cansados de falar para seus pacientes, uma boa alimentação é fundamental para evitar problemas cardíacos, então procure sempre evitar o fast food. Caso não tenha tempo para uma refeição, carregue uma barrinha de cereal no bolso para aliviar a fome até uma hora vaga.
Álcool
Como vocês também já sabem, consumo de bebidas alcoólicas traz diversos riscos para a saúde, e já foi associado a sete tipos câncer. Por isso, lembre-se de evitar ao máximo o hábito, principalmente se você não pratica nenhum exercício físico e se alimenta mal.
Tabagismo
Já parou para pensar quantas vezes você orientou seus pacientes fumantes a largarem o cigarro? E se você mesmo ainda não conseguiu interromper o tabagismo, relembramos aqui três métodos eficazes.
Estresse
A pressão do dia a dia é um fator cada vez mais preocupante na vida dos médicos, principalmente entre os que trabalham no serviço público de saúde. Diante de tanta pressão e com a falta de recurso, o profissional se vê cercado de problemas que o impedem de executar seu trabalho da melhor maneira possível. Então, como evitar ser acometido pelo estresse? O primeiro passo é reconhecer os possíveis desencadeadores. Depois, converse com seus colegas de trabalho e, se necessário, modifique os comportamentos.
Insônia
Uma noite bem dormida é fundamental para a saúde. Reorganizar as tarefas do dia-a-dia podem auxiliar em ter um comprometimento com a qualidade do seu sono. Não sabe como fazer isso? Veja 10 passos fundamentais para recuperar a qualidade do seu sono.
As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!


Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.