Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O sucesso da maioria dos tratamentos, a despeito da farmacoterapia e da necessidade de acompanhamento médico, depende da colaboração e adesão do paciente às recomendações. Um dos desafios dos médicos é incentivar a mudança de hábitos, a fim de melhorar a qualidade de vida deste indivíduo e garantir uma maior sobrevida. O sal em excesso, em especial por causa do sódio, é um dos vilões no que diz respeito a uma vida saudável.
O sódio auxilia na transmissão de impulsos nervosos, na contração das fibras musculares e também, em associação com o potássio, no equilíbrio dos níveis de fluidos corporais. Apesar de o organismo ter meios de eliminar o excesso de sal, em alguns indivíduos o corpo retém mais líquidos, o que acarreta em maior fluxo na corrente sanguínea que, por sua vez, aumenta a pressão arterial.
Leia mais: 10 recomendações para uma alimentação saudável
A Harvard Medical School preparou um documento com cinco dicas para diminuir o consumo de sal sem, com isso, perder o sabor dos alimentos.
1. Uso pimentas ou outros ativadores de sabor
Pimentas, ervas secas e frescas, alho, gengibre, vinagres, alimentos cítricos e vinhos são alguns dos ativadores de sabor. Outros temperos como pimenta preta, canela e limão dão um sabor extra à comida, sem adição de sódio.
2. Para gorduras saudáveis, recomende nozes
Para aprimorar o sabor da comida e, assim, evitar o uso de gorduras com adição de sal (manteigas ou margarinas), recomende como alternativa saudável o óleo de canola, azeite de oliva e óleo de nozes.
3. Saltear alimentos
Saltear os alimentos faz com que o sabor seja liberado naturalmente, principalmente em peixes, frangos e na maioria dos vegetais. Caso o paciente cozinhe no micro-ondas, oriente-o a adicionar algo cítrico ou um pouco de azeite.
4. Substituição do pão
Todo tipo de pão, mesmo os integrais, contêm uma quantidade considerável de sal. Você pode sugerir ao paciente a substituição por cereal integral. Em vez de pão no café da manhã, por exemplo, oriente ao paciente consumir grãos, cereais ou frutas secas.
5. Oriente o paciente a consumir produtos orgânicos em vez de industrializados
Alimentação baseada em orgânicos tem menor adição de sódio do que produtos industrializados. Recomende ao paciente, se possível, dar preferência a alimentos crus que contenham sabor natural, como os vendidos em feiras orgânicas e estabelecimentos especializados.
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.