Logotipo Afya
Anúncio
Saúde4 novembro 2025

Vacinação contra pneumococo: consultas públicas seguem abertas até 11 de novembro

Ministério da Saúde avalia ampliar a proteção contra a bactéria que causa pneumonia e meningite através da cobertura vacinal

O Ministério da Saúde mantém abertas, até 11 de novembro, duas consultas públicas sobre a ampliação da cobertura vacinal contra o Streptococcus pneumoniae, bactéria responsável pela pneumonia e outras doenças graves. A iniciativa busca colher contribuições da população sobre a incorporação de novas vacinas pneumocócicas à rede pública de saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil figura entre os 15 países com maior incidência de doenças causadas pela bactéria, que está entre as principais causas de mortalidade infantil evitável por imunização.

Crianças de até cinco anos e pessoas com condições clínicas que comprometem a imunidade, como diabetes, câncer, HIV e pacientes transplantados, estão entre os grupos mais vulneráveis. Nos portadores de leucemias agudas, por exemplo, as pneumonias bacterianas são a principal causa de óbito. Já pessoas vivendo com HIV têm risco até 25 vezes maior de desenvolver pneumonia bacteriana.

Consultas públicas

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece há 15 anos a vacina pneumocócica conjugada 10-valente, que protege contra dez sorotipos da bactéria. A Consulta Pública nº 87/2025 propõe a inclusão de uma vacina com cobertura ampliada, 13-valente, 15-valente ou 20-valente, para crianças de até cinco anos.

Já a Consulta Pública nº 85/2025 avalia a adoção da vacina pneumocócica 20-valente, em dose única, para pessoas a partir de cinco anos que integrem 19 grupos populacionais com risco aumentado para infecções pneumocócicas.

Hoje, o esquema vacinal oferecido pelo SUS combina diferentes imunizantes conforme o grupo de risco: uma dose da vacina conjugada 13-valente e duas doses da polissacarídica 23-valente, ou duas doses da 23-valente com intervalo de cinco anos.

Leia ainda: Estratégias de imunização contra doença pneumocócica invasiva na pediatria

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Autoria

Foto de Roberta Santiago

Roberta Santiago

Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria