Logotipo Afya
Anúncio
Saúde15 junho 2022

Vacina contra influenza é estendida para todas as faixas etárias

A vacina contra influenza foi disponibilizada pelo Governo Federal a todas as faixas etárias enquanto durarem os estoques do imunizante.

Por Úrsula Neves

O Ministério da Saúde disponibilizou a vacina da influenza (gripe) para todas as faixas etárias no dia 5 de junho. A medida somente é válida enquanto durar o estoque de 10 milhões de doses disponíveis.  Até o dia 2 de junho, somente 41,3 milhões de brasileiros dentro do público-alvo tinham se vacinado contra a gripe no país, pouco mais da metade da população estimada. O único estado que atingiu a meta até este momento foi o Amapá, com 95,6% do público-alvo vacinado. 

Leia também: Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção

Até o fechamento desta matéria, nenhum grupo prioritário tinha atingido a meta de vacinação. A campanha foi prorrogada com o objetivo de alcançar a meta que, neste ano, é de 90%. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2022: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. 

Dúvidas frequentes dos pais sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças

Importância da imunização 

“Conseguir uma cobertura adequada é fundamental para maximizar a capacidade benéfica da vacinação tanto a nível individual quanto coletivo. Além de reduzir os riscos de adoecimento, a vacinação de uma ampla proporção de pessoas reduz a circulação viral e, por consequência, a transmissão e a ocorrência e/ou manutenção de surtos. A realização de campanhas visa a conseguir alcançar a maior quantidade possível de pessoas, em geral priorizando os com maior risco de doença grave ou de complicações, como gestantes, idosos e crianças, e os mais expostos ou suscetíveis, como os profissionais de saúde ou pessoas privadas de liberdade”, ressaltou a infectologista do Hospital Clementino Fraga Filho e colunista da PEBMED, Isabel Cristina Melo Mendes, colunista da PEBMED, em entrevista ao portal. 

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 

Além de proteger a população contra a influenza e a pneumonia, o imunizante também reduz as chances de efeitos graves da Covid-19, como constatou um amplo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina de Miami. 

Foram reunidos e analisados dados de 75 mil pacientes com a doença nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Israel e Singapura. Os voluntários foram divididos em dois grupos imunizados com a vacina da gripe e os que não receberam o imunizante. 

A análise mostrou que aqueles que não receberam a vacina da gripe tinham 20% mais chances de irem para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30% mais riscos de desenvolver trombose venosa profunda, 45% mais risco de infecção generalizada e 58% mais propensos a ter um acidente vascular cerebral (AVC). 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde