Logotipo Afya
Anúncio
Saúde11 junho 2024

Terminam neste dia 11 as inscrições para segunda etapa do Revalida 

Provas de habilidades clínicas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de julho 

Termina nesta terça-feira, 11/06, o prazo de inscrições para a Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1. 

Pelo calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as datas de aplicação da prova e habilidades clínicas permanecem as mesmas, 20 e 21 de julho. Confira o cronograma da 2ª etapa do Revalida 2024/1: 

  • Inscrições:  7 a 11 de junho 
  • Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social:  7 a 11 de junho 
  • Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição: 15 de julho 
  • Aplicação: 20 e 21 de julho 

Leia ainda: Solo nacional: como validar diplomas estrangeiros e atuar como médico no Brasil? 

O exame é utilizado para a revalidação dos diplomas de médicos, tanto estrangeiros quanto brasileiros, que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. Os requisitos para participar do processo são: 

  • ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;  
  • enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição;  
  • ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;  
  • ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil, por intermédio do Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.  

Terminam neste dia 11 as inscrições para segunda etapa do Revalida 

Imagem de Racool_studio/Freepik

Exame  

A prova, elaborada com base na Matriz de Correspondência Curricular, é fundamentada na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina. A aprovação nas duas etapas é um demonstrativo da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.  

Ao exame se divide em duas etapas:   

Primeira – Composta por uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva, com cinco questões. Os participantes têm cinco horas para resolver a prova objetiva, pela manhã, e quatro horas para realizar a prova discursiva, no período da tarde.  

Segunda – O participante executa dez tarefas para uma banca examinar suas habilidades para o exercício da função médica. Para isso, percorre dez estações resolvendo tarefas como: a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, o aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.  

Provas e gabaritos do Revalida. Confira! 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde