Logotipo Afya
Anúncio
Saúde7 janeiro 2025

Surto de virose preocupa turistas e moradores do litoral paulista 

Hospitais lotados, aumento de atendimentos por virose e praias impróprias para banho marcam o início do ano na Baixada Santista 

Moradores e turistas do litoral paulista, especialmente na Baixada Santista, relatam aumento de casos de virose após as festas de fim de ano, com sintomas como vômito, diarreia e dor abdominal. Hospitais lotados e falta de medicamentos nas farmácias também têm sido denunciados.  

Em Praia Grande, cerca de sete mil pessoas foram atendidas nos prontos-socorros, no intervalo de 48 horas — um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2024. A Secretaria de Saúde local atribuiu o crescimento de casos ao grande fluxo turístico, que chegou a 2 milhões de pessoas na virada do ano. 

Saiba mais: Gastroenterite aguda no verão

Surto de virose na região

Em Santos, os atendimentos por virose aumentaram desde novembro, que registrou 2.147 casos, além de 2.264 em dezembro e 273 nos primeiros dias de janeiro. A prefeitura apontou aglomerações, alimentos de origem desconhecida e enchentes como fatores de risco. 

Em São Vicente, houve 1.754 atendimentos em dezembro. No Guarujá, onde reforços médicos coletivos foram empregados para reduzir o tempo de espera nas UPAs, autoridades investigam a relação entre os casos e possíveis vazamentos de esgoto. 

Responsabilidade 

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou não ter identificado alterações na qualidade da água fornecida na região, mas monitora a situação. O governo estadual recomendou cuidados ao consumir alimentos e orientou a consulta ao site da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para verificar a balneabilidade das praias. Atualmente, 38 praias estão impróprias para banho, incluindo algumas em Praia Grande, Guarujá e Santos.

Leia também: Altas temperaturas: Excesso de calor e pacientes vulneráveis

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde