Logotipo Afya
Anúncio
Saúde8 novembro 2024

Saúde avança no acesso ao tratamento de câncer com expansão da radioterapia no SUS

Novo Plano de Expansão da Radioterapia prevê modernização de equipamentos, ampliação de serviços e parcerias para infraestrutura hospitalar 

Para expandir o acesso ao tratamento oncológico no Brasil, o Ministério da Saúde deu início a uma nova fase do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER-SUS) dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Em 2023, o SUS registrou 34.331 tratamentos de câncer de mama, um crescimento de 9% em relação a 2022, e de janeiro a julho deste ano, já foram realizados 21.811 tratamentos. Conheça a campanha ‘Mulher: seu corpo, sua vida 

Planos para expansão da radioterapia

A primeira fase do plano envolveu um investimento de R$ 575 milhões em infraestrutura e aquisição de equipamentos, o que resultou em 62 soluções concluídas. 

O novo PAC abrange 34 soluções de radioterapia em processo de instalação e prevê a substituição de 56 equipamentos antigos em hospitais de todo o país. 

Leia também: Principais atualizações no tratamento do câncer retal

O programa também vai apoiar a criação de parcerias público-privadas para a construção de um novo campus do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e de dois novos Centros Especializados do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). 

Esse plano de expansão visa concentrar os tratamentos oncológicos em um único hospital, promovendo melhor uso dos recursos humanos e preenchendo lacunas de assistência na radioterapia. A previsão é concluir o programa até meados de 2025.

Saiba mais: Tratamento cirúrgico do câncer de mama localmente avançado

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo