Saúde avança no acesso ao tratamento de câncer com expansão da radioterapia no SUS
Para expandir o acesso ao tratamento oncológico no Brasil, o Ministério da Saúde deu início a uma nova fase do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER-SUS) dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em 2023, o SUS registrou 34.331 tratamentos de câncer de mama, um crescimento de 9% em relação a 2022, e de janeiro a julho deste ano, já foram realizados 21.811 tratamentos. Conheça a campanha ‘Mulher: seu corpo, sua vida
Planos para expansão da radioterapia
A primeira fase do plano envolveu um investimento de R$ 575 milhões em infraestrutura e aquisição de equipamentos, o que resultou em 62 soluções concluídas.
O novo PAC abrange 34 soluções de radioterapia em processo de instalação e prevê a substituição de 56 equipamentos antigos em hospitais de todo o país.
Leia também: Principais atualizações no tratamento do câncer retal
O programa também vai apoiar a criação de parcerias público-privadas para a construção de um novo campus do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e de dois novos Centros Especializados do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Esse plano de expansão visa concentrar os tratamentos oncológicos em um único hospital, promovendo melhor uso dos recursos humanos e preenchendo lacunas de assistência na radioterapia. A previsão é concluir o programa até meados de 2025.
Saiba mais: Tratamento cirúrgico do câncer de mama localmente avançado
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.