O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o resultado final de dois editais do programa Pró-Residências, que viabilizam 1.813 novas bolsas para programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde: uniprofissional e multiprofissional.
A iniciativa busca atender às demandas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para a ampliação da formação especializada em regiões prioritárias, como a Amazônia Legal.
Leia também: Calendário de Residência Médica 2024/2025
Ao todo, foram contemplados 511 programas distribuídos em 94 especialidades, abrangendo 24 estados do país. Das bolsas concedidas, 1.044 destinam-se à Residência Médica, enquanto 769 são voltadas para a Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades uniprofissional e multiprofissional.
Especificamente para a Amazônia Legal, foram alocadas 185 bolsas, sendo 52 para Residência Médica e 133 para Residência em Área Profissional da Saúde.
A ministra Nísia Trindade destacou que a residência médica é um dos pilares para o sucesso do Mais Acesso a Especialistas que vem permitindo o acesso do paciente a consultas e exames especializados em menor tempo e com mais qualidade.
A ação reflete ainda a prioridade dada pelo governo às regiões com maior necessidade de profissionais especializados, fortalecendo a estrutura de atendimento em territórios estratégicos para o SUS. Confira os resultados dos editais:
- Chamamento Público nº 4 – Residência Médica
- Chamamento Público n° 3 – Residência em Área Profissional da Saúde: Uniprofissional e Multiprofissional
O Ministério da Saúde é o principal financiador de bolsas de residência no Brasil e incentiva essa modalidade de especialização como estratégia para fortalecer as redes de atenção à saúde. O objetivo é ampliar a qualificação profissional, promovendo um modelo de atuação interprofissional, equânime e alinhado às diretrizes de cuidado e educação permanente em saúde.
O que são as residências em saúde?
A Residência Médica é uma forma de pós-graduação voltada para médicos, estruturada como um curso de especialização com treinamento prático. Os programas são regulados e supervisionados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Já a Residência em Área Profissional da Saúde oferece formação teórico-prática em diversas especialidades, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos. A modalidade abrange profissionais das seguintes áreas:
- Biomedicina
- Ciências Biológicas
- Educação Física
- Enfermagem
- Farmácia
- Física Médica
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina Veterinária
- Nutrição
- Odontologia
- Psicologia
- Saúde Coletiva
- Serviço Social
- Terapia Ocupacional
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.