Depois de anos com baixa visão e dificuldade de colocar suas lentes de contato, Craig Hershoff inventou um robô que ajuda pessoas a inserir e remover suas lentes de contato esclerais.
Ele foi diagnosticado com distrofia de Fuchs em 2000 e realizou três transplantes de córnea nos últimos dez anos. Depois de algum tempo, foram adaptadas lentes esclerais, que ajudaram a reabilitar a sua visão. Infelizmente, quando a esposa de Hershoff faleceu, ele passou por uma crise de ansiedade, que fazia suas mãos tremerem muito durante a inserção e remoção das suas lentes de contato.
As lentes eram essenciais para que ele conseguisse ter boa visão e ele não tinha ninguém para ajudá-lo a colocá-las.
Assim nasceu “Cliara Lens Robot”, um aparato robótico para inserção e remoção de lentes esclerais.
Cliara Lens Robot
O dispositivo utiliza ventosas nas quais as lentes são acopladas, capazes de medir a quantidade necessária de força para colocá-las e removê-las dos olhos.
O robô tem uma câmera acoplada, sendo possível que a pessoa veja exatamente onde está indo a lente e onde está sendo colocada. A pessoa fica com a cabeça paralela ao chão, olhando para baixo. Caso a colocação seja no olho direito, o olho esquerdo estará olhando diretamente para a tela do vídeo da gravação em tempo real. Quando a pessoa acha que estão prontos, fala o comando para que o robô vá subindo na direção dos olhos e os sensores detectam o contato da lente com os olhos. Nesse momento ele para de se mexer e retrai.
O dispositivo está passando por testes clínicos e deve começar a ser comercializado no próximo ano após aprovação do FDA. Ele pode ser extremamente interessante e útil para pessoas com tremores, doenças neurológicas ou qualquer um com medo de tocar os próprios olhos.
Leia também: Lentes de contato e esporte: quais lentes possuem melhor adaptação?
Lentes de contato esclerais
As lentes esclerais são lentes de tamanho grande, que se apoiam na esclera, e podem ser usadas em pacientes que não toleram o uso de lentes rígidas corneanas ou naqueles que não possuem uma boa adaptação com essas. Podem ser indicadas com finalidade óptica (em pacientes com ectasias corneanas, astigmatismos irregulares, afacia e altas ametropias) e com finalidade terapêutica (em doenças cicatriciais da córnea, entrópio cicatricial, olho seco severo, etc).
São muito bem toleradas na maioria dos pacientes e confortáveis, mas uma das principais dificuldades no uso é a manipulação das lentes. Para colocá-las devemos preencher as lentes com soro fisiológico, posicionar a cabeça olhando para baixo, paralela ao chão e inseri-las, evitando a perda de líquido no momento da inserção. A inserção geralmente é feita utilizando-se ventosas.
A remoção pode ser feita com o paciente olhando para cima, posicionando a ventosa na parte inferior das lentes para retirada.
Referências bibliográficas:
- This Florida man invented a robot that inserts and removes your contact lenses for you. CNN. https://edition.cnn.com/2020/11/08/us/florida-man-contact-lens-robot-trnd/index.html
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.