A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro estendeu o público-alvo da vacinação contra a dengue para incluir adolescentes de 17 e 18 anos, até o dia 26 de março. A medida visa aproveitar 50 mil doses remanescentes do imunizante para este grupo, além de garantir a vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos que ainda não receberam a dose.
Segundo o secretário municipal de Saúde, embora a dengue seja uma preocupação constante durante o verão, os casos registrados este ano são bem inferiores aos do ano passado, quando o Rio de Janeiro e outras regiões enfrentaram uma epidemia. Ele alertou, no entanto, para o aumento de casos em São Paulo, com mais de 58 mil registros e a circulação da cepa tipo 3, que pode atingir o Rio a qualquer momento.
Saiba mais: Dengue no Brasil: mais de 549 mil casos e 252 mortes em 2025
A vacina contra a dengue, que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é segura e eficaz. A campanha de vacinação contra dengue faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, com o Brasil sendo o primeiro país a incluir o imunizante na rede pública de saúde.
Em fevereiro, a cidade do Rio registrou a primeira morte por dengue, de um homem de 38 anos, morador de Campo Grande, zona oeste. Mais de mil casos de contaminação já foram confirmados na capital.
Leia ainda: Brasil anuncia primeira vacina 100% nacional contra a dengue
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.