Logotipo Afya
Anúncio
Saúde20 fevereiro 2025

Dengue: governo estadual de São Paulo decreta emergência de saúde

Registrando mais de 50% dos casos de dengue notificados no Brasil em 2025, estado entrou em emergência de saúde
Por Augusto Coutinho

Devido a epidemia de dengue, o governo do estado de São Paulo decretou situação de emergência em saúde pública. Segundo a Secretaria de Saúde estadual, em 2025, São Paulo já acumula 124.038 mil casos e 113 óbitos, 82.908 casos e 233 mortes ainda estão sob investigação, 225 municípios paulistas já atingiram uma incidência de mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. 

A área de Vigilância Epidemiológica apontou o ressurgimento e prevalência do sorotipo 3 que apresentava baixa predominância desde 2016 e 2017, mas ressurgiu em 2023 no estado.  

Entre as medidas de emergência anunciadas para o fortalecimento da saúde da população e combate contra doença estão o aumento do orçamento para internações de média e alta complexidade e aquisição de equipamentos para eliminação do mosquito transmissor, além de facilitação da burocracia para acesso, por parte dos municípios, aos recursos estaduais e federais destinados para prevenção e cuidado da dengue. 

Dengue: O que esperar em 2025?

Vacinação 

Recentemente, o Ministério da Saúde aumentou a faixa etária autorizada para receber a vacina contra dengue, como a decisão tinha por base evitar que vacinas próximas do vencimento se perdessem, São Paulo e outras capitais decidiram não ampliar o público-alvo por não terem vacinas próximas da data de validade e mantiveram o esquema prioritário de vacinação em adolescentes de 10 a 14 anos. 

De acordo com informações do governo, São Paulo já aplicou mais de 274 mil primeiras doses da vacina, o que equivale a apenas 40,91% da meta. Além disso, menos de 140 mil pessoas receberam o esquema vacinal completo. 

Saiba mais: Dengue e febre amarela: baixa adesão às vacinas preocupa autoridades 

Dengue em 2025 

Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o dia 15 de fevereiro deste ano, o Brasil já registrou 352.020 casos prováveis de dengue com 146 óbitos confirmados e 346 sob investigação. 

Os números nacionais estão menores do que em 2024, quando já se aproximavam de 1 milhão de casos no mesmo período, mas ainda assim geram preocupação, principalmente no estado de São Paulo, que responde por 58,7% dos casos em 2025 e, ao contrário do cenário nacional, registra mais casos de dengue do que nos últimos dois anos (comparando a média das mesmas semanas epidemiológicas).

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde