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Saúde7 março 2024

Repelentes: Anvisa acelera análise de pedidos de registros

A agência governamental trabalhará para contribuir no combate à epidemia de dengue.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) priorizará pedidos relacionados aos produtos classificados como repelentes de insetos. Os pedidos referentes ao registro e alterações de informações desses produtos tramitarão com maior agilidade na agência e poderão ser acompanhados através de consulta na fila de análise.  A decisão partiu de discussão realizada pelo Grupo de Trabalho interno da Anvisa sobre a Dengue (GT-Dengue). 

Barreira de proteção 

O uso de repelentes contra o Aedes aegypti é uma das ações preconizadas pelo Ministério da Saúde no combate contra a dengue e, segundo o informe da Anvisa, apesar do crescimento alarmante neste início de 2024, a situação epidemiológica da doença ainda não atingiu seu ápice, fazendo com que todas as ações de prevenção se tornem ainda mais importantes.  De acordo com a Anvisa, a prioridade de análise para repelentes será mantida enquanto o cenário de transmissão da dengue permanecer  

Escassez 

Desde o início do crescimento do número de casos de dengue em 2024, a procura por repelentes de insetos aumentou muito, um fabricante estimou um crescimento de 400% nas vendas no início do ano.  Tendo declarado recentemente emergência devido ao avanço da doença, o Distrito Federal, teve um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2023, segundo uma associação de farmácias de Brasília.  Apesar de casos isolados de prateleiras vazias e a preocupação de fabricantes sobre a falta de matéria-prima para a produção dos repelentes, em evento no final de fevereiro, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, procurou tranquilizar a população afirmando que não existe ameaça de desabastecimento desse grupo de produtos, nem dos insumos para fabricação. *Este artigo foi revisado pela equipe do Portal Afya.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

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