Após informações de relatório da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados apontarem que, desde 2019, 2,2 bilhões de reais em insumos e medicamentos foram jogados fora depois de passaram da data de validade, o Ministério da Saúde anunciou que criará um plano para distribuição dos medicamentos que estiverem próximos de perderem a validade.
Relatório
A comissão da Câmara dos Deputados apontou que além do desperdício já consumado, outros 75 milhões de itens estão próximos do vencimento. Entre os itens estão anestésicos como propofol e sulfato de morfina; insulina análoga de ação rápida; e insumos como seringas.
No relatório da Câmara também constam 16 tipos de vacinas (febre amarela, Covid e meningite), juntos esses kits de vacinação poderiam garantir 1,6 milhões de doses. Além disso também constam na lista remédios para doenças graves e crônicas.
Leia também: Ministério da Saúde recomenda reforço na vacinação contra pólio
Ação do Ministério sobre os medicamentos
A estratégia de distribuição vai sair até o final de maio, alinhada com estados, municípios e também a nossa própria rede federal”. Um grupo de trabalho do Ministério está avaliando o estoque central, em Guarulhos, e a quantidade de medicamentos próximos do vencimento pode ser maior.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.