Logotipo Afya
Anúncio
Saúde21 maio 2023

Propofol e morfina são alguns medicamentos perto da validade distribuídos em maio

O Ministério da Saúde anunciou a criação de um plano para distribuir os medicamentos próximos de perderem a validade até o fim de maio.

Após informações de relatório da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados apontarem que, desde 2019, 2,2 bilhões de reais em insumos e medicamentos foram jogados fora depois de passaram da data de validade, o Ministério da Saúde anunciou que criará um plano para distribuição dos medicamentos que estiverem próximos de perderem a validade. 

Propofol e morfina são alguns medicamentos perto da validade distribuídos em maio

Propofol e morfina são alguns medicamentos perto da validade distribuídos em maio

Relatório 

A comissão da Câmara dos Deputados apontou que além do desperdício já consumado, outros 75 milhões de itens estão próximos do vencimento. Entre os itens estão anestésicos como propofol e sulfato de morfina; insulina análoga de ação rápida; e insumos como seringas. 

No relatório da Câmara também constam 16 tipos de vacinas (febre amarela, Covid e meningite), juntos esses kits de vacinação poderiam garantir 1,6 milhões de doses. Além disso também constam na lista remédios para doenças graves e crônicas. 

Leia também: Ministério da Saúde recomenda reforço na vacinação contra pólio

Ação do Ministério sobre os medicamentos

A estratégia de distribuição vai sair até o final de maio, alinhada com estados, municípios e também a nossa própria rede federal”. Um grupo de trabalho do Ministério está avaliando o estoque central, em Guarulhos, e a quantidade de medicamentos próximos do vencimento pode ser maior.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde