Profissionais da Saúde ganham guia de enfrentamento à crise climática
O Ministério da Saúde lançou um guia prático voltado para profissionais de saúde, focado em como lidar com as consequências das mudanças climáticas na saúde pública. O material, adaptado de uma publicação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), traz protocolos e recomendações para auxiliar médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia ainda: Ansiedade climática: o impacto do colapso ambiental na saúde mental
Objetivo
O guia visa proporcionar acesso rápido a informações para garantir um atendimento seguro diante de novos desafios climáticos, como ondas de calor, inundações e secas extremas, que impactam a saúde da população. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador destacou a importância de adaptar medicações e práticas clínicas a essas novas condições, garantindo a qualidade do atendimento.
Saiba mais: Desafios da atuação do médico nas emergências climáticas
O guia
Com mais de 130 páginas, o documento abrange alterações nos tratamentos cardiovasculares, respiratórios, renais, entre outros, além de orientações sobre saúde mental e materno-infantil. O guia está disponível online e será distribuído aos profissionais do SUS para ajudá-los a enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças climáticas.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.