Logotipo Afya
Logotipo Afya
Anúncio
Saúde9 janeiro 2025

Primeira morte por gripe aviária H5N1 nos EUA acende alerta 

Apesar da fatalidade na Louisiana, OMS e CDC mantêm baixo risco de transmissão para gripe aviária e reforçam precauções 

O primeiro caso humano de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) na Louisiana, Estados Unidos, resultou na morte do paciente, segundo informou o Departamento de Saúde local. O paciente, um homem com mais de 65 anos e condições médicas preexistentes, contraiu o vírus H5N1 após exposição a aves de um galinheiro doméstico não comercial e a aves silvestres. 

Apesar da fatalidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirmou em 7 de janeiro que o risco de transmissão do H5N1 para a população geral permanece baixo. “O vírus não está se disseminando entre humanos, mas infectando aqueles que têm contato direto com aves ou gado”, explicou Margaret Harris, porta-voz da OMS. 

Histórico 

Desde abril de 2024, cerca de 70 casos de infecção pelo H5N1 foram registrados nos Estados Unidos, principalmente entre trabalhadores rurais expostos a aves contaminadas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). 

No caso da Louisiana, o CDC identificou alterações genéticas no vírus que infectou o paciente, sugerindo uma possível adaptação para atingir as vias aéreas superiores humanas. No entanto, essas mutações não estavam presentes nas aves com as quais o paciente teve contato, o que indica que elas podem ter surgido após a infecção. 

Leia também: Vírus da gripe aviária mostra sinais de adaptação a humanos

Globalmente, desde 2003, aproximadamente 900 casos humanos de gripe aviária foram registrados, com uma taxa de letalidade de cerca de 50%. Contudo, especialistas alertam que esse índice pode ser superestimado, já que infecções leves frequentemente não são notificadas. 

Primeira morte por gripe aviária H5N1 nos EUA acende alerta 

Partículas de vírus H5N1. Imagem de CDC.

Gripe aviária no Brasil 

Em setembro de 2024, o Instituto Butantan fez a solicitação à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que se iniciem testes de uma vacina contra a gripe aviária em humanos.  

Em 2023, oMinistério da Saúdebrasileiro chegou a decretar emergência zoossanitária por um crescimento no número de casos de  H5N1 em aves selvagens e registro de alguns casos suspeitos em humanos, mas que acabaram descartados. 

Precaução 

Embora o H5N1 possa causar doenças graves em humanos, a transmissão direta de aves para pessoas continua sendo um evento raro. As autoridades de saúde recomendam evitar contato com aves doentes ou mortas e assegurar que alimentos derivados de aves sejam bem cozidos antes do consumo.

Saiba mais: Gripe Aviária (IA): diagnóstico laboratorial

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya

Prescrições médicas gratuitas e ilimitadasExclusividade médica

Prescreva medicação aos seus pacientes de forma gratuita e ilimitada

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde