Logotipo Afya
Anúncio
Saúde15 maio 2024

Pesquisadores analisaram possível nova síndrome associada ao SARS-CoV-2

Síndrome anteriormente desconhecida pode ter sido descoberta através da análise de casos positivos para SARS-CoV-2 no Reino Unido 

Estudo observacional retrospectivo, realizado no Reino Unido, sobre um surto de testes positivos para anticorpos anti-MDA5 indicou correlação com infecção por SARS-CoV-2. 

Pesquisadores analisaram possível nova síndrome associada a covid-19 

Contexto

Entre 2020 e 2022, durante a pandemia de covid-19, a cidade de Yorkshire, com 90% da população vacinada, registrou apenas casos de gravidade média para covid. Contudo, no período, foi detectado um surto de dermatomiosite amiopática.  

Foram analisados 60 desses casos positivos para anti-MDA5, com 25 desses pacientes apresentando doença pulmonar intersticial, oito vindo a óbito. De acordo com um dos autores do estudo, Dr. Dennis McGonagle, o perfil clínico dos pacientes, a progressão da doença e o número de mortes o levou a desconfiar da existência de outros fatores. 

Estudo 

Ao analisar os dados dos pacientes, a equipe de pesquisadores descobriu que os pacientes que apresentavam os níveis mais altos de anti-MDA5 também apresentavam altos níveis de interleucina-15. Adicionalmente, através de mais estudos enzimáticos e padrões de expressões genéticas da covid-19 em comparação com doença pulmonar autoimune e fibrose pulmonar, os autores identificaram um padrão distinto nos casos positivos para anti-MDA5 que surgiu simultaneamente com a circulação do vírus SARS-CoV-2 durante a pandemia de covid-19.  

Leia também: Antibióticos usados na pandemia de covid-19 têm relação com superbactérias 

De acordo com o artigo, isso sugere uma imunopatologia compartilhada com mecanismos conhecidos de doenças pulmonares autoimunes. Assim, os autores batizaram a síndrome de MIP-C (MDA5-autoimmunity and Interstitial Pneumonitis Contemporaneous with COVID-19). 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde