Para que servem as unhas? Fisiologia e função
Localizadas nas extremidades dos dedos, no dorso das falanges distais, as unhas são estruturas compostas por queratina, formadas a partir do ectoderma.
Localizadas nas extremidades dos dedos, mais precisamente, no dorso das falanges distais, as unhas são estruturas compostas por queratina, formadas a partir do ectoderma.
Sua principal função é o auxílio para pegar objetos finos, pequenos e delicados, como agulhas e alfinetes. Mas, certamente, no passado já ocupou função equivalente a das garras dos animais, nos auxiliando na autodefesa. São excelentes “instrumentos” para resolver nossas coceiras e o público feminino há de concordar que ficam lindas quando esmaltadas.
Além disso, tem papel protetor para as pontas dos dedos e contribui para a adequada sensibilidade das mesmas. Visto que dedos sem unhas apresentam redução da capacidade de discriminar dois pontos.
As unhas têm taxa de crescimento que varia de 3 a 4 mm por mês. Crescem mais rápido nas mãos, em dedos longos, durante o verão e em pessoas jovens. Duas vezes mais rápido em pessoas com menos de 30 anos quando comparado aos maiores de 80. E naqueles que costumam roer as unhas.
Uma unha demora aproximadamente 100 dias para crescer completamente.
A unha é produzida por meio de depósito de queratina nas células que se multiplicam em seu leito, nas matrizes germinal e estéril.
A matriz germinal, que se localiza proximal à borda distal da lúnula, é responsável por cerca de 90% da produção e a lesão dessa região do leito ungueal leva à ausência da unha.
A matriz estéril se encontra distal à lúnula no leito ungueal e é responsável pela aderência da unha em seu leito e pela sua produção secundária. A lesão dessa região causa deformidades.
Mais da autora: ‘Úlcera por pressão: uma questão de prevenção e economia’
A lúnula tem esse aspecto leitoso devido à presença de núcleo nas células da matriz germinal. Na medida em que a unha cresce as células vão perdendo seus núcleos tornando-a translúcida.
A borda livre da unha (região distal) precisa ser mantida bem aparada e limpa, pois é a principal região de acúmulo de resíduos. Devemos, ainda, estar atentos à remoção exagerada do eponíquio ou mesmo sua manipulação (ao levar os dedos à boca), pois com frequência lesões nessas estruturas causam infecções e abscessos ungueais podendo resultar em danos permanentes.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.