No fim de julho, foi lançado um projeto com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a acessibilidade de vacinas candidatas de RNA mensageiro (mRNA), contra a gripe aviária humana (H5N1) para fabricantes de países de baixa e média renda.
A Sinergium Biotech, fabricante argentina irá aproveitar o Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA da Organização Mundial da Saúde, OMS, e do Pool de Patentes de Medicamentos, MPP.
O programa
Lançado em julho de 2021, o Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA visa capacitar esses países na produção de vacinas baseadas em mRNA. A fabricante argentina desenvolverá vacinas candidatas contra o H5N1 e compartilhará a tecnologia após testes pré-clínicos, ajudando a acelerar a produção de imunizantes e reforçar a preparação para pandemias.
O diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, destacou que a iniciativa exemplifica o propósito do programa: promover pesquisa e produção em países de baixa e média renda para enfrentar futuras pandemias de forma mais eficaz e equitativa.
A OMS alerta que a gripe aviária representa um risco significativo à saúde pública devido à sua ampla circulação em animais e ao potencial pandêmico.
O projeto também destaca a importância de diversificar a inovação e a produção de tecnologias de saúde, reconhecendo as capacidades na América Latina e no Caribe, e enfatiza o planejamento antecipado para o acesso e compartilhamento de conhecimento durante a pesquisa e desenvolvimento.
Desde sua criação, o Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA tem sido utilizado para avaliar a eficácia de vacinas candidatas, incluindo contra a covid-19.
Leia também: Crises epidemiológicas: como o médico deve se preparar?
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.